Segunda, 13 de Janeiro de 2025
16°C 26°C
São Pedro, SP
Publicidade

Feira do conhecimento e do empreendimento mobiliza alunos da rede municipal de ensino de São Pedro

Por: Redação
15/12/2024 às 20h00
Feira do conhecimento e do empreendimento mobiliza alunos da rede municipal de ensino de São Pedro
Divulgação

O conhecimento mobiliza. Organizado em formato de feira, então, potencializado em sua exposição e compartilhamento, esse saber tem a capacidade de integrar ainda mais as pessoas em torno de uma experiência marcante e inesquecível.

Por esse motivo, a Feira Cultural, também conhecida como Feira do Conhecimento, por sua capacidade de despertar o desejo do conhecimento e de integrar também os familiares e responsáveis dos alunos nesta enriquecedora jornada do saber, é uma ação pedagógica aguardada ansiosamente pela comunidade escolar.

Neste ano, a Feira do Conhecimento envolveu alunos de 11 escolas da rede: as EMEBs “Professor Abdala Rahal Farhat Neto”; “Professor Joaquim Norberto de Toledo”; “Gustavo Teixeira”; “Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin”; “Professora Maria de Fátima do Amaral”; “Professor Benedito Modesto de Paiva”; “Doutor Celso Silveira Mello”; “Professora Gentila Iolanda da Silva Frare”; “Iracy Bertochi”; “Guido Dante” e “Professora Ondina Mendes Parreira”. Abertas ao público, as feiras foram realizadas nos horários matutino, vespertino e noturno.

A professora do 2º ano da EMEB “Professor Joaquim Norberto de Toledo”, Ana Paula Marconi Cirizola, destaca que a Feira do Conhecimento, apesar de ocorrer em dezembro, é um evento que começa a ser planejado pelos professores e auxiliares desde o primeiro dia do ano.

“A Feira do Conhecimento é um evento enriquecedor, que pode ser ainda mais significativo com a participação das famílias. Os pais ficam muito orgulhosos dos filhos, os alunos sentem-se realizados, os professores também, e isso tudo reforça a importância da pesquisa, do trabalho em equipe, da organização, do autoconhecimento, do planejamento e valoriza a união de todos”, explica a educadora, com 30 anos de experiência no magistério.

Brinquedos feitos à mão, robôs, carrinhos e aviões, maquetes de sistemas solares, de energias renováveis, antiquários, temas ecológicos, de conscientização social e ambiental, sobre o trânsito, de prevenção da dengue e muitos outros itens foram expostos e compartilhados entre os alunos, professores e familiares que visitaram os estandes.

JEPP

Para ampliar ainda mais essa jornada do saber, também foi promovida, junto com a Feira do Conhecimento, o projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), uma parceria da Prefeitura de São Pedro e da Secretaria da Educação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade privada que apoia o empreendedorismo no Brasil.

Segundo o professor Julio César Reis, do 5º ano da EMEB “Professor Joaquim Norberto de Toledo”, o “JEPP” tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, valorizando a autonomia e o protagonismo dos estudantes. As turmas coordenadas pelo professor produziram e comercializaram pães de queijo e saladas de frutas e o lucro das vendas foi usado para a aquisição de coisas consensuadas por todos. “Os alunos de uma das turmas compraram pipoca e refrigerante para assistirem com filme, picolés em outro dia. Outros alunos, de outra classe, preferiram milk-shake”, revelou o professor. 

“Desta forma, são desenvolvidas competências necessárias para que eles empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos, com educação financeira, disciplina, planejamento, sem desperdício, com trabalho em equipe, e aprendendo, na prática, que as coisas não caem do céu, que tudo nessa vida tem seu preço. Assim, além de alunos, formamos cidadãos de bem”, acrescenta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias