Após a crise hídrica de 2021, Rio das Pedras passou a adotar medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água, com uma verdadeira “operação de guerra” focada em resolver os desafios relacionados à gestão hídrica. Desde então, os esforços não cessaram, com melhorias constantes em diversas frentes, como a perfuração de poços artesianos, troca de redes, ampliação de reservatórios, caça a vazamentos, substituição da ETA (Estação de Tratamento de Água) e aquisição de novos equipamentos. Essas ações tornaram-se rotina no SAAE.
Agora, mesmo com a situação hídrica significativamente mais confortável, o empenho da cidade pelo aproveitamento sustentável da água continua. Na semana passada, foi realizada uma obra importante ao lado do reservatório Bom Jesus (Tancão), que permite a captação de grande parte das águas das chuvas provenientes do bairro Vitória Cezarino, direcionando-as para o reservatório da cidade.
Essas iniciativas são parte do compromisso contínuo de Rio das Pedras em utilizar os recursos hídricos de maneira eficiente e sustentável, garantindo que a cidade aproveite cada vez mais a água disponível de forma inteligente e responsável.