Segunda, 13 de Janeiro de 2025
16°C 26°C
São Pedro, SP
Publicidade

Empresa concluiu o Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado em Brotas

Por: Redação
02/12/2024 às 10h01
Empresa concluiu o Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado em Brotas
Foto: Divulgação

Na sexta-feira da semana passada, dia (22/11), a Secretaria de Meio Ambiente de Brotas realizou uma reunião técnica para a entrega do Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado, com lente nas Mudanças Climáticas.

Essa foi uma conquista importante para a gestão pública do Município.

O PMMA, elaborado pela Empresa Marimar, se deu através de um processo participativo com a sociedade civil e Conselhos Municipais, com a realização de Oficinas, diagnósticos, pesquisas de percepção.

A elaboração do Plano foi possível através de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Empresa Raízen e, além de ser uma das diretivas do Município Verde Azul, é uma ferramenta estratégica e normativa que visa a preservação, recuperação e uso sustentável dos remanescentes desses dois importantes biomas.

Ele reflete a integração das políticas ambientais locais com os objetivos de conservação nacional, trazendo diretrizes específicas para a realidade do município.

Entre os principais objetivos, podemos destacar a identificação de áreas prioritárias para a preservação e recuperação, além de proteger a biodiversidade, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, incentivar a recuperação de áreas com potencial para restauração ecológica, garantindo a sustentabilidade de todos os recursos naturais.

Um dos grandes benefícios para o Município é a resiliência climática, com a manutenção dos serviços ecossistêmicos, como regulação do clima, quantidade e qualidade da água.

É um Plano que traz também benefícios direto à agricultura, garantindo seu fortalecimento, além de promover incentivo ao turismo sustentável, resultando ainda que o Município esteja alinhado com os compromissos internacionais aos quais o Brasil é signatário e demais legislações ambientais.

Após a entrega oficial do Plano, foi realizada uma palestra sobre a utilização de plástico único, pela Vivian da Cunha, fundadora e Presidente do Instituto Astral, que também idealizou a Exposição inaugurada na ocasião, intitulada “Fotos antigas do Rio Jacaré”.

Estiveram presentes o prefeito, Leandro Corrêa, representantes da empresa Raízen, Instituto Astral, Integrantes do Comdema, do Comtur, além de munícipes que foram prestigiar a concretização desta ação de tanta relevância para planejamentos futuros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias