Na sexta-feira da semana passada, dia (22/11), a Secretaria de Meio Ambiente de Brotas realizou uma reunião técnica para a entrega do Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado, com lente nas Mudanças Climáticas.
Essa foi uma conquista importante para a gestão pública do Município.
O PMMA, elaborado pela Empresa Marimar, se deu através de um processo participativo com a sociedade civil e Conselhos Municipais, com a realização de Oficinas, diagnósticos, pesquisas de percepção.
A elaboração do Plano foi possível através de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Empresa Raízen e, além de ser uma das diretivas do Município Verde Azul, é uma ferramenta estratégica e normativa que visa a preservação, recuperação e uso sustentável dos remanescentes desses dois importantes biomas.
Ele reflete a integração das políticas ambientais locais com os objetivos de conservação nacional, trazendo diretrizes específicas para a realidade do município.
Entre os principais objetivos, podemos destacar a identificação de áreas prioritárias para a preservação e recuperação, além de proteger a biodiversidade, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, incentivar a recuperação de áreas com potencial para restauração ecológica, garantindo a sustentabilidade de todos os recursos naturais.
Um dos grandes benefícios para o Município é a resiliência climática, com a manutenção dos serviços ecossistêmicos, como regulação do clima, quantidade e qualidade da água.
É um Plano que traz também benefícios direto à agricultura, garantindo seu fortalecimento, além de promover incentivo ao turismo sustentável, resultando ainda que o Município esteja alinhado com os compromissos internacionais aos quais o Brasil é signatário e demais legislações ambientais.
Após a entrega oficial do Plano, foi realizada uma palestra sobre a utilização de plástico único, pela Vivian da Cunha, fundadora e Presidente do Instituto Astral, que também idealizou a Exposição inaugurada na ocasião, intitulada “Fotos antigas do Rio Jacaré”.
Estiveram presentes o prefeito, Leandro Corrêa, representantes da empresa Raízen, Instituto Astral, Integrantes do Comdema, do Comtur, além de munícipes que foram prestigiar a concretização desta ação de tanta relevância para planejamentos futuros.