O Pequenos Autores, Grandes Histórias, projeto do Fadaris - Instituto de desenvolvimento, educação e cidadania, visa despertar e nutrir o talento literário de crianças e adolescentes. Tem o objetivo de proporcionar um espaço em que possam experimentar sua criatividade, desenvolver habilidades de escrita e contar suas próprias histórias, muitas vezes cheias de sonhos, desafios e experiências únicas.
Por meio de oficinas literárias e um ambiente colaborativo, os participantes recebem o apoio necessário para criar narrativas autênticas. As histórias produzidas são ilustradas e compiladas em um livro publicado, permitindo visibilidade e reconhecimento.
Em 2024 o Pequenos Autores, Grande Histórias está em curso na cidade de Piracicaba, através do apoio direto do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira e com a participação de voluntários da empresa, esta edição conta com a participação de alunos do 6º ano da escola EE Augusto Melega. Ao final das oficinas, no dia 10 de dezembro, o livro será lançado e os pequenos participarão de uma sessão de autógrafos.
Além de estimular processos criativos, o projeto desempenha um papel crucial na construção da autoestima dos participantes e na promoção da educação como uma ferramenta de transformação social.
“As atividades levam um novo sentido à experiência social da escrita e da leitura, ampliando as trocas culturais entre crianças. Potencializa as capacidades de pensar, criar e agir, fortalece a autoestima e autonomia, democratizando o acesso a ferramentas de qualidade de leitura e produção textual adequadas à faixa etária”, conta Beatriz Mansberger, fundadora do Instituto Fadaris.
Sobre Instituto Fadaris:
O Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas que participam de suas iniciativas. As atividades desenvolvidas pelo instituto colaboram para uma bagagem mais robusta e sólida sobre a realidade de si, do mundo e das possibilidades que rodeiam os participantes, ao incentivar seu protagonismo por meio da arte e da cidadania.
Sobre o CTC:
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, fundado em 1969, é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar, com o maior banco de germoplasma do mundo, reunindo mais de 5 mil variedades. Em seus laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (EUA), cientistas desenvolvem avanços em melhoramento e engenharia genética, com um portfólio de variedades de alta produtividade e resistentes a pragas. Em 50 anos de história, o CTC impulsionou o agronegócio nacional, a competitividade do setor sucroenergético, a visibilidade do etanol como biocombustível e a cogeração de bioeletricidade a partir da palha de cana, consolidando o Brasil como líder mundial no setor.