O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) recebeu nesta terça-feira, 26 de novembro, o Selo Empresa Amiga da Mulher. A iniciativa, lançada em 2023 pela Prefeitura de Campinas, destaca empresas comprometidas com ações de proteção e promoção dos direitos das mulheres, especialmente em situações de violência de gênero.
"O Selo Empresa Amiga da Mulher, que o CPQD recebe hoje, é um reconhecimento que vai além da excelência em tecnologia. Ele demonstra um compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com a criação de oportunidades para mulheres que, muitas vezes, enfrentam situações de violência ou discriminação. Sabemos que, apesar dos avanços das mulheres no mercado de trabalho, ainda vivemos em uma realidade marcada por índices alarmantes de violência e feminicídio”, afirmou o prefeito Dário Saadi na cerimônia.
Desde a criação do selo, dez empresas já foram reconhecidas por suas iniciativas. Para conquistar a distinção, as empresas precisam demonstrar práticas que garantam um ambiente de trabalho digno, promovam ações afirmativas e assegurem o apoio necessário às mulheres em risco. A certificação, válida por dois anos, é renovável mediante o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
“Esse selo reconhece empresas que vão além de cumprir a legislação, promovendo diálogo, formação, escuta e apoio às mulheres. Não falamos apenas de combater a violência contra a mulher, mas de fortalecê-las em todas as áreas. Políticas públicas para as mulheres vão muito além do enfrentamento à violência. Elas tratam do fortalecimento integral das mulheres, oferecendo suporte em diversos aspectos de suas vidas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
Reconhecido como um dos maiores centros de inovação tecnológica da América Latina, o CPQD se destaca não apenas pela pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e tecnologias emergentes, mas também por seu compromisso social. Fundado em 1976, o CPQD transformou-se em uma fundação privada em 1998, com atuação marcante em setores como inteligência artificial e internet das coisas. A conquista do Selo Empresa Amiga da Mulher reforça sua visão de responsabilidade social atrelada à inovação.
"Sabemos que, infelizmente, nem sempre a mulher é tratada com o respeito que merece. Mas é gratificante trabalhar ao lado de mulheres e perceber o impacto positivo que elas geram, não só no aspecto humano e social, mas também no empresarial. Sempre tive o privilégio de aprender muito com elas”, afirmou Sebastião Sahão Junior, presidente do CPQD.
Contra a violência de gênero
A relevância do selo é amplificada pelos preocupantes dados sobre violência de gênero em Campinas. Em 2024, os dados do Sisnov ( (Sistema de Notificação de Violência em Campinas) apontam que as mulheres representam 71% das vítimas, com maior incidência na faixa etária de 30 a 39 anos. Além disso, os cônjuges ou ex-cônjuges foram identificados como os principais autores de violência, representando 42,8% dos casos. A violência física permanece como a forma mais comum de agressão (34%), seguida das tentativas de suicídio (23%) e da violência sexual (16%).
Para enfrentar essa realidade, a Prefeitura mantém uma ampla rede de proteção, que inclui serviços como o Abrigo Sara-M, o Ceamo e o Guarda Amigo da Mulher (Gama), voltado à segurança das vítimas. Campanhas de conscientização e programas de suporte, como o Renda Campinas e o PAIFI, complementam essas ações.
“O Selo Empresa Amiga da Mulher surge como um esforço conjunto para envolver o setor privado na promoção de direitos e na construção de uma sociedade mais igualitária. A entrega da honraria ao CPQD reflete o reconhecimento de práticas corporativas que promovem a equidade de gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Para empresas interessadas no selo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social oferece orientação para a implementação de políticas e ações afirmativas que possam fazer a diferença na vida de muitas mulheres.