"Campinas 250 Anos" é o nome do livro patrocinado pela concessionária Rota das Bandeiras e lançado na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, no saguão do Paço Municipal. A obra é um presente à metrópole que tem importância histórica, cultural, política e econômica.
Em 180 páginas, a publicação celebra o legado do município e suas múltiplas facetas, como o contraste entre a região central agitada e o ar interiorano; a vocação e pioneirismo em Educação, Ciência e Tecnologia; suas construções históricas e destaques em áreas como artes e esportes.
Inicialmente, o livro será distribuído em bibliotecas públicas e centros culturais. Em breve, o livro será disponibilizado no formato digital no Portal da Prefeitura.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do lançamento do livro, juntamente com o diretor-presidente da Rota das Bandeiras, Douglas Longhi. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, também esteve presente e falou em nome dos demais secretários convidados. O lançamento também contou com a apresentação do sexteto de músicos do Conservatório Carlos Gomes.
O monumento de Carlos Gomes, aliás, é uma das muitas fotos do livro. O prefeito Dário Saadi lembrou do maestro, músicos, compositores, personalidades da Cultura e artistas famosos de Campinas. A publicação também destaca outras áreas onde a cidade se destaca tanto em nível nacional quanto internacional.
"Conhecer a história de Campinas é, sem dúvida, maravilhoso. Sua história é riquíssima, tem personalidades fantásticas de poder conhecer o pouco que tem de relato de quem foi e o que fizeram, qual foi a sua história na cidade, no Brasil. Parabéns à Rota das Bandeiras, e agradeço pela parceria", disse Dário.
"É um presente para Campinas; uma coletânea de assuntos, curiosidades da cidade. É um grande orgulho participar desse projeto", disse o diretor-presidente da Rota das Bandeiras, Douglas Longhi. Ele explicou que o livro foi produzido de forma que seja "útil, que resgate a identidade cultural e ao mesmo tempo apresente a cidade como dignidade que ela merece para os seus munícipes e turistas."
"A surpresa do livro é a delicadeza que conta nossa história, sem deixar nenhum dos lados: do rural, das tradições; da cultura e do turismo, de negócios. A edição é bilíngue, português e inglês. Assim, poderá ser utilizada na divulgação de Campinas em feiras internacionais. Parabéns pelo trabalho tão lindo e pelo apoio de vocês a Campinas dessa forma tão gentil", disse Alexandra Caprioli.
O livro foi desenvolvido pela KM Cultural, produtora especializada em publicações que ressaltam aspectos culturais e econômicos de cidades brasileiras. Ele foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.