A deputada estadual Professora Bebel (PT), também segunda presidenta da Apeoesp, denuncia o fechamento de salas de aulas do noturno da Escola Estadual Professor Eduir Benedito Scarpari, na região do Jardim Alvorada, o que irá prejudicar, já no próximo ano, pelo menos 120 jovens que pretendem cursar o ensino fundamental II. Em defesa da educação pública e do ensino noturno, Bebel esteve visitando a EE Eduir Benedicto Scarpari, na noite desta última quinta-feira, 21 de novembro, quando dialogou com professores, alunos e a diretora Leda Zinsly, e falou da sua luta em defesa da educação pública de qualidade e das ações do seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para tentar frear os ataques do governo estadual a educação paulista.
De acordo com informações que recebeu, com o fim das salas de aula no período noturno, mais de 120 estudantes do ensino fundamental II, que ingressarão no ensino médio no próximo ano, serão obrigados a se deslocarem para o centro da cidade, em escolas que ainda ofereçam o ensino noturno. “Essa mudança dificultará ainda mais a rotina de jovens que precisam conciliar estudo e trabalho. Não podemos aceitar essa exclusão educacional”, diz Bebel, que tem mobilizando professores, estudantes, pais e a sociedade organizada, para lutar contra esta medida estabelecida pelo governador Tarcísio de Freitas, que penaliza justamente o jovem que precisa conciliar estudo com trabalho.
Para a deputada estadual piracicabana, Professora Bebel, “essa situação é reflexo da falta de compromisso do governo Tarcísio com a educação. Além do fechamento do período noturno, o governo planeja cortar mais de R$ 10 bilhões do orçamento da área a cada ano, comprometendo diretamente o acesso à educação e prejudicando, sobretudo, aqueles que mais precisam”, acusa a parlamentar, que convoca a todos para o ato público que a Apeoesp promoverá na próxima terça-feira, 26 de novembro, às 11 horas, na Praça da República, em São Paulo, em frente à Secretaria Estadual da Educação, contra o fechamento de classes do noturnos e também contra a PEC 09/2023, do governador Tarcísio de Freitas, que estará na pauta da sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, também de terça-feira, que reduz de 30% para 25% o percentual de recursos do orçamento estadual para a educação pública paulista, o que representa um corte anual superior a R$ 10 bilhões.
Durante a visita, em que esteve acompanhada do professor Tiago Fainer, Bebel também recebeu alunos da Escola Estadual Professora Olívia Bianco, no Jaraguá, que solicitam apoio para melhorias na escola, por meio de uma emenda parlamentar. “Esses jovens são um exemplo de como a educação pública precisa ser valorizada, lutando por condições dignas para estudar e construir um futuro melhor. Deixei claro que continuarei firme na luta pela educação e contra os cortes que ameaçam o futuro dos nossos estudantes”, completou.