Quarta, 04 de Dezembro de 2024
21°C 22°C
São Pedro, SP
Publicidade

História e valores de Marechal Rondon foi tema de palestra para alunos da Rede Municipal de Ensino de São Pedro

Por: Redação
24/11/2024 às 09h30
História e valores de Marechal Rondon foi tema de palestra para alunos da Rede Municipal de Ensino de São Pedro
Foto: Lucas Almeida

Com o tema, "Rondon: Vida, obra e Valores do Marechal da Paz", palestra organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Tiro de Guerra de São Pedro, reuniu na última terça-feira, dia 12, alunos de 9° ano no Centro de Convenções Jacintho José Fávaro. Os estudantes puderam aprender sobre história e os valores do herói nacional Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

O autor do livro, "Rondon, o Marechal da Paz - A vida de um herói Nacional contada por meio de Filatelia", Maurício Melo Meneses foi o responsável por ministrar a palestra. O evento também contou com a presença do comandante do Tiro de Guerra, 1° Sargento Melcsedec Mezahab Anchieta da Costa, dos Generais do Exército Francisco Carlos Modesto, João Camilo Pires de Campos, da secretária municipal de Educação, Samanta Almozara Bontorim, da coordenadora pedagógica geral de Fundamental II, Fernanda Golineli Duarte e da coordenadora pedagógica geral de Educação Infantil, Karina Leme Gonçalves.

A palestra contemplou a história do Marechal, do seu nascimento, em 1865, até sua morte em 9 de janeiro de 1958. O palestrante colocou no cerne da apresentação a frase, "Fazer a diferença no meio dos iguais", e um verbo inventado por ele mesmo,"Rondonear".

Com esse olhar, ele abordou as obras realizadas por Rondon. O marechal ficou conhecido pelo lema indigenista: "Morrer se for preciso, matar nunca" e também pela sua contribuição na formação da sociedade brasileira tendo vários feitos  em diversas áreas: Implementação das linhas telegráficas, reconhecimento e mapeamento de grande áreas no interior do País, levantamento de dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia, dirigir o Serviço de Proteção aos Índios, que viria a se tornar a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Após a apresentação, os estudantes participaram de um Quiz sobre o conteúdo apresentado e os vencedores receberam o livro do palestrante. Melo, ao final da palestra, convidou os estudantes a "Rondonear".  O "verbo" tem um significado de incentivo a fazer a diferença.

A coordenadora pedagógica geral de Ensino Fundamental II, Fernanda Golineli Duarte destacou a importância da palestra na formação dos estudantes. 

"A palestra traz um conteúdo rico para a formação cidadã, ensinamentos motivadores onde se destaca a importância de fazer a diferença. O verbo "rondonear" foi muito bem aceito e entendido que devemos ter boas práticas, ter atitudes corretas e dar sempre o nosso melhor. É isso que buscamos sempre, uma educação de excelência", explicou.

O professor de história Guilherme Campesato apontou a importância de Rondon na sociedade ainda hoje e como a palestra pode agregar ao conhecimento dos alunos.

"Rondon é um personagem importante na formação do território brasileiro, ele é o pai das telecomunicações, sua própria história de vida e de superação fica como exemplo para os alunos.  A questão do cuidado com os indígenas que ele teve  é pauta até hoje, em relação ao tratamento dado aos povos originários".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias