A próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, foi a data escolhida para a noite de autógrafos no Teatro Municipal. A obra explora a trajetória de Ignes de Oliveira Cassiano, uma mulher negra que dedicou sua vida à comunidade de Cordeirópolis.
Elaborado dentro do âmbito universitário, o trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, se transformou em um Livro pelas mãos da cordeiropolense, Tamires da Costa Oliveira. A autora faz uma reflexão de um cenário marcado pela ênfase na história dos imigrantes europeus, onde Ignes se destaca pela luta em prol da cidadania negra e pela criação de espaços de sociabilidade como o Clube e Sociedade Beneficente e Recreativa Princesa Izabel. Além de se dedicar à criação e manutenção de espaços como o albergue noturno e o asilo, oferecendo suporte aos desempregados, renda aos trabalhadores incapacitados pela velhice, abrigo às pessoas marginalizadas.
Tamires explica que os espaços de acolhimento criados por dona Ignes, representam compartilhamento, afeto e não só garantiam a sobrevivência de quem os frequentava, mas também impulsionavam transformações sociais ao criar novas oportunidades para aqueles em situação de vulnerabilidade. “Através da história oral, o estudo busca resgatar as memórias e protagonismos esquecidos, revelando a importância da representatividade e do pertencimento para a população negra na cidade” declarou a autora