Neste domingo, dia 24, acontece a tradicional Missa do Cio da Terra 2024, promovida pelo Agromonges, um evento especial que celebra a fertilidade da terra e as bênçãos de cada colheita.
A missa será realizada no Santuário Figueira, no Mosteiro do Paraiso a partir das 09h00, e como sempre promete ser um momento de união, gratidão e fé.
A cerimônia tem como objetivo renovar as energias e agradecer pelas dádivas recebidas durante o ano, além de fortalecer o espírito de comunidade.
“A missa 'Cio da Terra' é uma troca de dons da terra e dons do céu entre os homens de Deus”, afirma o Padre Nilton, destacando o simbolismo e a importância da celebração.
O evento tradicional é uma excelente oportunidade para as famílias se reunirem em um ambiente de fé e esperança, além de refletirem sobre a relação do homem com a terra e as bênçãos que ela proporciona.
O evento é uma demonstração de solidariedade, gratidão e fé dos produtores rurais, que doam parte do que é produzido durante o ano.
Nas cestas são doados variados tipos de alimentos, como frutas, verduras, legumes, inclusive animais. Durante a cerimônia o café é torrado e servido no próprio local.
A entrega das “primícias” é uma forma de agradecimento e pedido para que a terra continue dando bons frutos.
A missa será celebrada no Santuário da Figueira, local ao ar livre é uma das principais atrações no Mosteiro pela beleza e o naturalismo do templo.
O Agromonges convida a todos a participarem com alegria e disposição, em um clima de devoção e agradecimento.