Na última sexta-feira, a cidade de Santa Maria da Serra marcou presença na Etapa Nacional do Campeonato Mundial de Robótica Educacional IYRC, realizado em Campinas nos dias 8 e 9. O evento contou com a participação de mais de 700 alunos de todo o Brasil, com idades entre 6 e 17 anos, mostrando a força da educação em robótica no país.
O de Santa Maria da Serra foram os alunos da EMEB – Escola Municipal de Ensino Básico Dona Zina Saviolo Cury, que enviou 50 alunos, todos classificados na etapa municipal da competição. A Olimpíada de Robótica traz diversas modalidades, incluindo Futebol, Basquete, Trajeto e, este ano, a nova categoria "Safari". Uma das inovações que chamou a atenção foi o "cachorro robô", utilizado em operações de escavações e resgates, além de uma pista destinada a drones, que promete expandir ainda mais as possibilidades de aprendizado e aplicação da robótica. Os classificados irão representar o Brasil em agosto de 2025 na China na Etapa Mundial que reúne mais de 40 países.
O prefeito Josias Zani Neto, a presidente da Câmara, Alessandra Bozeli Zani, e a diretora de Educação e Cultura, Rejane Peroto Abiati Cury, que prestigiaram a abertura ao lado de outras autoridades, como o presidente da empresa, Rafael Oliveira e o sul-coreano Harry Roh, presidente internacional da competição e demonstraram o apoio da administração municipal à educação e à tecnologia. “Essa participação é um importante passo para o desenvolvimento das habilidades dos jovens estudantes e para a promoção da robótica como ferramenta educacional em Santa Maria da Serra”, disse o prefeito Zani.