Para mim, participar da NRF Retail’s Big Show – feira que ocorre há mais de cem anos em Nova Iorque e é considerada a maior conferência de varejo do mundo – é como ter acesso a uma visão ampla e detalhada do mercado e do consumo como um todo. Essa experiência proporciona insights únicos, não só sobre tendências de varejo, mas sobre o comportamento do consumidor e os avanços que impactam todos os setores.
Sempre que participo de um evento pós-NRF ou de uma roda de conversa sobre o tema, faço questão de afirmar: todo executivo, CEO e empresário precisa vivenciar a NRF Retail Big Show pelo menos uma vez na vida. E é comum ouvir a pergunta: “Mas, Sara, eu não sou do varejo. Isso realmente se aplica ao meu negócio?” Minha resposta é sempre a mesma: “Varejo é tudo. Cedo ou tarde, todo negócio é afetado pelo varejo.”
Entender o varejo é entender o consumo. É a via condutora que liga a indústria ao cliente final. Tudo que se encontra entre esses pontos é varejo, independente do seu negócio, seu produto ou serviço. Então, independentemente de sua área de atuação, seu produto ou serviço ou é destinado ao varejo, ou nasce dele, ou é moldado por ou para ele. Por isso, o evento é tão incrível e revelador. Não importa se você atua em gestão, marketing, processos ou pessoas, você sairá de lá com vários insights e trocas que, sem dúvida, expandem a visão e a estratégia de qualquer executivo e empresário.
Sim, você leu certo: a NRF também é um espaço de trocas estratégicas – o famoso networking – e o Brasil é uma das maiores delegações do evento, tanto que o português é a segunda língua oficial por lá.
Ir para a NRF é, literalmente, expandir horizontes e, principalmente, a visão sobre o futuro dos negócios. Na edição de 2024 por exemplo, três pilares ganharam destaque como essenciais para o futuro: tecnologia centrada no cliente, experiência omnichannel e sustentabilidade. Mas vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas tendências e por que, mais do que modismos, elas são mudanças profundas que moldarão o mercado.
Principais Tendências da NRF 2024
1. Tecnologia Centrada no Cliente
O uso da tecnologia está cada vez mais voltado para melhorar a experiência do cliente e personalizar a jornada. Em vários talks já vimos como a inteligência artificial e o Machine learning não só facilitam operações internas, mas também criam experiências muito mais personalizadas para o consumidor. A personalização deixou de ser um “diferencial” e se torna uma necessidade – e agora é possível com precisão, graças aos dados em tempo real.
2. Experiência Omnichannel – A Jornada Sem Barreiras
Outra grande tendência, onde cada ponto de contato com o cliente é integrado para criar uma jornada fluida, do online ao offline. Na prática, significa que o cliente pode começar sua pesquisa no celular, experimentar o produto na loja e finalizar a compra em casa, sem interrupções, ou o contrário. Não importa, porque a escolha da jornada é do cliente, e assim como cada cliente é único, cada jornada também é. Esse tipo de experiência vai muito além de oferecer conveniência; ele estabelece uma conexão de valor com o consumidor, que se sente amparado e livre para interagir com a marca como preferir.
3. Sustentabilidade como Valor Estratégico
Sustentabilidade não é mais uma opção ou um valor “extra” que a empresa pode ou não abraçar. É uma responsabilidade e uma exigência do consumidor, e em breve dos governos. Não existe opção, ficou muito claro que a sustentabilidade agora é uma estratégia central de muitas empresas, e não se trata apenas de produtos ecologicamente corretos. As empresas precisam repensar suas cadeias de produção, operações e até o ciclo de vida dos produtos para reduzir o impacto ambiental. A adoção de práticas sustentáveis aumenta a competitividade e reforça o vínculo com um público mais consciente, mas acima de tudo, represente a saudabilidade e até mesmo a perpetuidade da empresa em um futuro não muito distante.
Conclusão
A NRF 2024 trouxe muito mais do que tendências; trouxe uma visão transformadora sobre o que está por vir e como líderes, CEOs e executivos podem se preparar para um futuro cada vez mais conectado e exigente. Estar presente na NRF não é só uma oportunidade de aprendizado, mas uma chance de repensar o futuro dos negócios com um repertório estratégico mais robusto. Com insights e tendências que já estão impactando o mercado global, o evento permite que vejamos além dos desafios atuais e nos preparamos para criar experiências e estratégias que realmente conectem marca e consumidor.
E como se fosse muito tudo o que eu falei, tenho mais um ponto.... em menos de sessenta dias, ou seja, dois meses, isso tudo já será passado, afinal, a edição de 2025 já está marcada para os dias 12,13 e 14 de janeiro, com o tema “Game Changer" e irá refletir sobre as rápidas transformações que estão moldando o mercado, abordará trilhas de conteúdo como Branding Estratégico, modelos de negócios, tecnologia e inovação, retail media e pessoas e talentos.
Agora, resta a última pergunta... minha passagem já está comprada e a sua?
Sara M. Elydio foi executiva de uma rede de shoppings do Brasil e hoje é palestrante