Em Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba, realizada na terça-feira, 29, no Anfiteatro Pecege, foram eleitos Matheus Bonassi Semmler, como presidente, e Guilherme Supriano, como vice-presidente, para dirigirem a diretoria executiva do clube no próximo biênio. A dupla formou a chapa “Glorioso Esquadrão”, que concorreu com a “Trindade Renovação XVzão”, composta por Wilson João da Trindade (presidente) e Márcia Cristina Bombo (vice-presidente).
Tiveram direito a voto, seguindo o Estatuto do Alvinegro Piracicabano, os conselheiros vitalícios e efetivos. Foram 39 votos a favor da “Glorioso Esquadrão”, dois a favor da “Trindade Renovação XVzão” e um nulo. Encerrado o pleito, Bonassi e Supriano foram empossados logo em seguida, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, e assumiram os seus postos. O ex-presidente Rodolfo Geraldi optou por não concorrer à reeleição, e segue como conselheiro vitalício do XV de Piracicaba.
Matheus Bonassi Semmler, 44 anos, engenheiro de produção, começou sua ligação com o XV de Piracicaba nas arquibancadas, ainda bastante jovem, trazido por seus tios. De lá para cá, esse sentimento só aumentou, segundo Bonassi, que fundou e foi presidente da torcida Super Raça Quinzista. Motivado e interessado em acompanhar de perto a vida política do clube, se tornou o candidato mais novo a ser eleito para o Conselho Deliberativo do Nhô Quim, aos 22 anos de idade.
Foram várias funções desempenhadas dentro da instituição, a partir daí. Convidado pelo então presidente Celso Christofoletti, foi diretor das categorias de formação, de 2012 a 2013, quando, em agosto, passou a ser coordenador de projetos e das categorias de formação do Alvinegro Piracicabano. Bonassi ainda foi vice-presidente de Arnaldo Bortoletto, entre 2018 e 2020, se tornando conselheiro vitalício ao fim do biênio. O mandatário eleito não escondeu a emoção.
“Venho de uma família em que ser quinzista é tradição, e a felicidade é proporcional à responsabilidade que esse cargo, que passo a exercer, traz consigo. Conto com todos os apaixonados por essa instituição nesse desafio. A história do XV é riquíssima, e eu pretendo aproveitar o que cada gestão fez de positivo. O Guilherme e eu fomos procurados por grandes quinzistas, para mantermos a sequência de boas gestões, e firmamos esse compromisso”, disse.
“Além da experiência adquirida com a vivência do clube, me preparei para chegar até aqui, angariando conhecimento, com a realização dos cursos ‘Master em Gestão do Futebol’, período em que ia duas vezes por semana na sede da Federação Paulista de Futebol, durante um ano; ‘Gestão Estratégica do Futebol’, pela Universidade do Futebol; e ‘Coordenador-Técnico de Categoria de Base na CBF (Confederação Brasileira de Futebol); entre muitos congressos também”, externou Bonassi.
O novo presidente do XV de Piracicaba cita os temas que lhe chamam a atenção neste momento. “Nos anos em que estive no clube, implementamos, junto ao departamento de marketing, o plano de sócios ‘Nação XV’, conquistamos o Certificado de Clube Formador da CBF, e conseguimos a aprovação de Projetos de Lei de Incentivo, com aporte de R$3,6 milhões nas categorias de formação. São questões que pretendemos trabalhar novamente, sempre com muita responsabilidade”, falou.
Guilherme Supriano Gasparino Silva, 36 anos, geólogo piracicabano, afirma que sempre teve um vínculo profundo com o Alvinegro. “Comecei a frequentar o Barão ainda na infância, ao lado do meu avô e do meu pai, experiências que me marcaram e moldaram meu amor pelo clube. Em 2003, participei do início da fundação da torcida Esquadrão, ao lado do meu amigo e presidente de honra, Felipe Gema, sendo presença constante nos primeiros anos da torcida organizada”, recordou-se.
“Embora tenha me afastado temporariamente, devido aos estudos fora da cidade e do país, meu amor pelo XV nunca diminuiu, e estive em muitos jogos fora de Piracicaba. Ser quinzista sempre foi uma parte importante da minha vida, e fiz questão de representar o XV por onde estivesse”, comentou Supriano, que, ao retornar ao município e ingressar no ambiente corporativo da Raízen, foi incentivado por alguns conselheiros a fazer parte do Conselho Deliberativo da entidade.
Figura constante e efusiva nas reuniões, Supriano, agora na condição de vice-presidente, vê mais uma oportunidade de contribuir para o crescimento da instituição, com muito respeito ao trabalho das gestões anteriores. “A responsabilidade é imensa, mas a honra é maior ainda. Vamos trabalhar para fazer do XV um exemplo, em diversos aspectos, sempre mantendo o espírito que nos une e que faz do Nhô Quim uma paixão inabalável”, declarou o piracicabano, com entusiasmo.