Para desenvolver e ampliar o conhecimento ecológico das crianças, contemplando também competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação e a Coordenadoria de Meio Ambiente organizaram visitas guiadas dos estudantes da Educação Infantil ao CEA - Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque Ecológico Ernesto Baltieri.
As visitas tiveram início nesse mês de outubro e devem ocorrer durante todo o 4° bimestre, abrangendo todos os alunos de pré-escola. O Centro conta com quatro estações: "Cidades Sustentáveis", "Solos", "Saneamento" e "Floresta". As estações apresentam diversos ambientes, como a casa sustentável, jardim sensorial, horta orgânica, composteira, entre outros.
De acordo com coordenadora pedagógica de Educação Infantil, Karina Leme Gonçalves, a educação Ambiental na Educação Infantil ajuda a ampliar o conhecimento ecológico das crianças.
"Esse conhecimento vivenciado em um ambiente propício, onde a criança tem o contato com a natureza, por meio de uma mentoria feita em parceria com a Secretaria de Educação e Coordenadoria de Meio Ambiente oferece diversos estímulos que permitem às crianças explorarem e conhecerem o mundo ao seu redor, utilizando diversas habilidades importantes, como a criatividade, a curiosidade, a atenção, a percepção, o pensamento, entre outras funções cognitivas," disse.