Videomonitoramento evita furto de cabos na Estação BRT Pompeia
Ação foi flagrada pelas câmeras nesta quarta, 30; duas pessoas foram detidas
31/10/2024 às 15h01
Por: Redação
Compartilhe:
Uma tentativa de furto de cabos elétricos e dano ao patrimônio público consumado na Estação Pompeia, no BRT Perimetral, foi coibida em operação que envolveu a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal. Registrada por volta das 11h50 desta quarta-feira, 30 de outubro, a ação foi identificada pelas equipes de segurança patrimonial da Emdec, por meio do sistema de monitoramento e segurança eletrônica (CFTV).
Do momento em que as imagens foram observadas pelas equipes até o deslocamento dos profissionais para o Corredor Perimetral, foram cerca de 10 minutos. Lá, eles realizaram a primeira abordagem e acionaram a Guarda Municipal.
A tentativa de "puxar" os cabos envolveu três pessoas. Um homem e uma mulher foram detidos e encaminhados ao 2º Distrito Policial. O terceiro suspeito fugiu.
Foi a segunda tentativa de furto por parte do grupo no local. Eles já haviam danificado o concreto, que foi restaurado pelas equipes da Emdec e estava no processo de cura, quando houve a segunda tentativa.
A estação checou a ficar inoperante, temporariamente. O funcionamento já está restabelecido.
Além do impacto direto aos usuários do transporte e na operação das estações, esse tipo de ato criminoso traz prejuízos aos cofres públicos. Por isso, fica o apelo para que a população denuncie e se torne aliada do Poder Público no combate dessas ocorrências", enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Crédito: Divulgação/Emdec
Trio aproveitou concreto ainda no processo de cura para atingir cabos
Outras duas estações recebem videomonitoramento
Nesta semana, outras duas estações BRT receberam o sistema de monitoramento por câmeras: Bela Aliança e Bandeirantes, que compõem o Corredor BRT Campo Grande, na avenida John Boyd Dunlop.
Agora, 21 estações e terminais do BRT contam com o videomonitoramento, que funciona 24 horas: estações João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera, Vila Rica, Rodoviária, Bonfim, Alberto Sarmento, Vila Teixeira, Aurélia, Garcia, Londres, PUCC / Roseira, Pompéia, Cidade Jardim, Aurocan e Jardim Miranda, além do Terminal Mercado. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação.
As imagens são observadas pela central de monitoramento instalada na sede da Emdec. O sistema ajuda a identificar situações de evasão de tarifa, furtos e atos de vandalismo. Além do videomonitoramento, o trabalho preventivo envolve rondas diárias realizadas pelas equipes de segurança patrimonial.
Como denunciar
A população pode relatar ocorrências de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec - telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Distribuída por quatro distritos (Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, e Nova Aparecida) e centenas de bairros. Tal vigor econômico e social, trazido em especial pela ampliação de sua população trabalhadora, tem permitido à Campinas constituir-se como um dos polos da região metropolitana de São Paulo. A população é de 1.139.047 (IBGE, 2022) em uma área de 794.571 km² .