O Dia Internacional da Animação (DIA), comemorado no dia 28 de outubro, é uma mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais que acontece em várias cidades de norte a sul do Brasil, entre elas São Pedro, com entrada franca.
Em 2024, o evento comemora 21 anos desde sua primeira edição que aconteceu em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por aproximadamente 30 animadores.
Desde então, as exibições foram alcançando mais e mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a todas as regiões do Brasil, em mais de 200 cidades.
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.
No Brasil, o Dia Internacional da Animação é comemorado com o evento que organiza uma grande rede de exibições da Mostra de curtas metragens de animação composta por um programa de uma hora de curtas brasileiros e uma hora de curtas estrangeiros, exibidos simultaneamente nas cidades participantes, no dia 28 de outubro. Além disso, é disponibilizada uma Mostra de curtas metragens brasileiros voltados para o público Infantil para exibição em programação paralela durante a semana do evento.
O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
Em São Pedro, a programação começa às 19h00 na segunda-feira dia 28 de outubro, com a exibição da Mostra Meio Ambiente, no Parque Maria Angélica Manfrinato.
Mín. 20° Máx. 25°