Santa Maria da Serra, apelidada carinhosamente de “Brinco da Serra” e também conhecida como a “Capital Paulista da Mandioca de Mesa”, conhecida pelo seu bom clima, povo hospitaleiro completa no domingo, dia 27 de outubro, seus 157 anos de fundação e 64 de emancipação Política Administrativa.
Segundo a história há divergências quanto à sua origem, sendo dada como mais certa que surgiu espontaneamente em 1867, da pousada de migrantes que iam rumo ao oeste paulista, trabalhar na lavoura de café.
De acordo com informações encontradas no portal da Prefeitura Municipal, colhidas com pessoas idosas, Feliciano de Oliveira Dorta foi um dos primeiros habitantes do município, doou uma área de vinte e três alqueires de terra em 27 de outubro de 1867 para a construção de uma capela de barro a qual deu o nome de Capela Santa Maria.
A cidade recebeu ainda os nomes de Tupanci que significa Mãe de Deus na língua indígena e mais tarde devido ao grande número de correspondência extraviada entre Tupã e Tupanci voltou a chamar-se Santa Maria acrescentando-se da Serra por localizar-se próxima a serra, mais ou menos em 1950.
Entre os colaboradores na construção da cidade registraram-se Coronel José Antonio Frota, Capitão Afonso, Barão de Rezende que deixou seu nome na fazenda que foi de sua propriedade Fazenda Rezende.
Foi elevada a município pelo Decreto 5825 de 18/02/1959 que vigorou a partir de 1º de janeiro de 1960, teve como primeiro Prefeito Sr. Adib Cury.
Tem o município uma bonita história no decorrer de sua existência que vai desde os transportes em lanchas pelo Rio Piracicaba, o surgimento das primeiras rodovias através das cavalgadas efetuadas pelos tropeiros, até chegar aos dias atuais.
A cidade tem como prefeito Josias Zani Neto (Cidadania), que está em seu terceiro mandato, pois já foi prefeito entre 2009 e 2016 e retornou em 2021 para governar a cidade, tendo como vice-prefeito Roberto Miranda (PL), ambos reeleitos e continuarão a frente do executivo na próxima gestão, 2025 a 2028.
O Legislativo atual é presidido pela Vereadora Alessandra Bozeli Zani - DEM; tem como vice-presidente, Felício Mancini Neto - PP; Primeiro Secretário Cassio Elias Cury - PL
e Segundo Secretário, Rafael Baptistela Peres -PP; e conta ainda com mais quatro parlamentares: Carlos Adriano Zani - PL; Daniel de Souza Junior - SD; Ercidio Donizete Mariano - Republicanos e Genivon Teixeira Borges - Cidadania.
Mín. 19° Máx. 32°