Os conselheiros tutelares Éverton Ferreira (Coordenador) e Maria Benedita - Administradora de Serviços Internos, tiveram a oportunidade de participar da Escola de Conselhos do Estado de São Paulo, uma capacitação voltada para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. Essa formação reforça o compromisso do Conselho Tutelar em garantir a proteção integral das crianças e adolescentes do município, atualizando conhecimentos e práticas.
Atualmente, todos estão participando de um treinamento intensivo no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), uma ferramenta fundamental para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. O SIPIA permite o registro e acompanhamento de denúncias, facilitando a gestão de informações e a tomada de decisões assertivas no atendimento dos casos. Seu uso eficiente melhora a atuação dos conselheiros e proporciona maior segurança, transparência nas ações realizadas, além de agilidade nos atendimentos e encaminhamentos.
Além dos conselheiros, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Águas de São Pedro também esteve presente na Escola de Conselhos, representado por Salete F. de Moura (Presidente) e Pillar Rodelis (Secretária). A participação do CMDCA é crucial, pois fortalece a parceria entre as duas entidades na formulação e execução de políticas públicas voltadas à infância e juventude, assegurando que as ações do Conselho Tutelar estejam alinhadas com as diretrizes do município e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Esta gestão do Conselho Tutelar é a 3ª da cidade, destacando-se pelo compromisso em aprimorar os mecanismos de proteção e assegurar os direitos das crianças e adolescentes de Águas de São Pedro.
Na foto, os conselheiros Éverton Ferreira (Coordenador), Adriana Barbosa (Vice-Coordenadora), Neusa Bariquello (Secretária) e Maria Benedita (Administradora de Serviços Internos) aparecem juntamente com Salete Fedrizzi (Presidente do CMDCA) e Pillar Rodelis (representante da Sociedade Civil pelo grupo Escoteiro).