A cultura de Santa Maria da Serra nunca foi tão valorizada quanto em nosso mandato.
Fortalecemos o setor cultural pois temos convicção da sua importância na vida das pessoas, principalmente porque além de preservar as nossas raízes e histórias, contribui diretamente para a geração de emprego e renda fortalecendo o comercio e aquecendo a economia local, isso sem falar nos benefícios para as atividades turísticas.
Em nossa administração adaptamos a Tradicional Festa da Mandioca, transformando-a no Festival Gastronômico da Mandioca, que em quatro anos se consagrou como o principal evento do nosso calendário.
Com moderna estrutura, segurança, atrações com artistas consagrados nacionalmente, comidas, doces e até bebidas feitas pelos nossos comerciantes à base do nosso principal produto agrícola a mandioca. Em 2024, mais de oito mil pessoas estiveram presentes nos três dias de festa.
Também criamos a Feira da Lua, que foi outro sucesso, dando oportunidade aos nossos artesãos e comerciantes a comercializarem seus produtos.
Recuperamos projetos deixados de lado no passado, projetos de incentivo à cultura, como a Lei Aldir Blanc e Amigos da Arte, além de buscar recursos com a Lei Paulo Gustavo, que contemplou artistas de vários segmentos um auxílio financeiro para investimentos nos seus negócios e oportunidades de divulgação dos trabalhos, em apresentações, feiras culturais entre outros realizadas no município.
Criamos o Comcultec - Conselho Municipal de Cultura e Economia Criativa, que reúne, debate e ouve diretamente quem faz a cultura acontecer. Também demos oportunidades para escritores, Cia de Teatro e cantores do município que abrilhantaram o evento Santa Maria Canta e Encanta.
Nas escolas, temos hoje as oficinas de dança, teatro e iniciação musical, trabalhando na construção de uma nova geração de músicos resgatando uma tradição.
Nossa meta é ampliar ainda mais as ações de fortalecimento da cultura e proporcionar mais oportunidades aos artistas e comerciantes de nossa cidade.
Mín. 20° Máx. 25°