O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra participam da 18ª Primavera dos Museus, até o dia 28/09. O tema Museus, Acessibilidade e Inclusão é a inspiração para a realização das atividades. Durante a edição, os participantes terão a oportunidade de expandir olhares, pensar e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais.
A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
O evento teve início com a mostra O Ato Fotográfico Acessível, Subversivo e sua Transversalidade Cultural, aberta no dia 24/09, na Nova Pinacoteca que fica no Armazém 14A do Engenho Central. A exposição conta com registros fotográficos de Alex Gimenes e Renan Nakano sobre cultura e acessibilidade. Ela segue em exposição até o dia 17/11 e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Outra exposição que integra a Primavera dos Museus é a exposição temporária Espaço PIPA – No Carretel do Tempo, instalada no Museu Prudente de Moraes. A mostra conta, através de fotos, documentos, produções visuais e depoimentos, a história do Espaço Pipa em sua missão de promover a inclusão e partilhar ações para garantir os direitos das pessoas com T21 (Síndrome de Down), considerando as mudanças de olhares em relação às pessoas com deficiência e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e feriados, das 10h às 14h.
No dia 28 de setembro, às 10h, haverá ainda, uma apresentação musical, intitulada Primavera em Todo Canto. Neste dia, o Museu se transformará em um palco vibrante, onde cantores do Studio de Canto da professora Débora Letícia, se unirão para compartilhar suas vozes em uma experiência musical singular.
A reflexão sobre acessibilidade e inclusão é fundamental para eliminação das barreiras nos museus, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais ou tecnológicas. Promover acessibilidade é dar condição de acesso aos ambientes, às exposições, aos serviços e equipamentos para que todos possam usufruir das experiências com autonomia. Incluir é entender a pluralidade da nossa sociedade e garantir que suas diferenças não sejam barreiras para essas pessoas. É ato de nos adaptar para acolher toda diversidade.
SERVIÇO - 18ª Primavera dos Museus, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, localizado na rua Santo Antonio, 641, Centro e na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no engenho Central. Entrada gratuita.
Mín. 16° Máx. 34°