Com forte influência cultural e muitos descendentes em Piracicaba, a colônia italiana completa 150 anos de imigração no Brasil. Para marcar esta data, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), junto a Societá Italiana de Mutuo Soccorso, recebe solenidade alusiva à comemoração, na próxima quinta-feira (3 de outubro), a partir das 19h. A iniciativa é do vereador Gustavo Pompeo, por meio de requerimento aprovado pela Câmara de Vereadores. O evento contará também com homenagens a famílias italianas que escolheram Piracicaba para fixar residência e aqui escreveram sua trajetória.
"Este é um marco para a nossa história. Temos uma grande herança das famílias italianas em nossa cidade e no Estado como um todo. Além da cultura, das artes, os italianos trouxeram sua expertise na agricultura, com o cultivo de lavouras e do café, na gastronomia, em suas tradições e em tantos outros aspectos. Hoje cerca de 50% dos piracicabanos têm alguma descendência italiana e isso é muito significativo", afirma o vice-presidente da Acipi, também presidente da Societá Italiana, Juliano Dorizotto.
Os 150 anos da imigração italiana no país foram comemorados oficialmente em fevereiro, data que marca a chegada do navio "La Sofia", em 1874, com quase 400 italianos. As comemorações, no entanto, se estendem por todo ano de 2024. "Além de todas as contribuições que os italianos nos trouxeram, destaco a grande influência que tiveram para o nosso comércio, no que diz respeito ao empreendedorismo no varejo e serviço. Ficamos honrados em poder celebrar e sediar esta celebração na Acipi", ressalta o presidente da entidade, Mauricio Benato.
Para o vereador Gustavo Pompeo, a imigração italiana teve um impacto profundo na formação da identidade de Piracicaba e no desenvolvimento do Brasil. "Realizar uma solenidade em comemoração aos 150 anos da imigração italiana é uma oportunidade de reconhecer e homenagear a contribuição que os italianos e seus descendentes trouxeram para nossa cidade", aponta.
Segundo o diretor cultural da Acipi, Palmiro Romani, é preciso valorizar as nossas raízes. "Os italianos nos passaram muitas tradições e isso é riquíssimo para a nossa cultura. Em Piracicaba temos bairros e comunidades que se esforçam para que não percamos essa essência, portanto, é fundamental que valorizemos isso e comemorar esses 150 anos da chegada desse povo é essencial", comenta.
Mín. 16° Máx. 33°