A exposição fotográfica ‘Cartunistas’ foi um grande sucesso de público no Centro Cultural SESI Sorocaba. Agora, ela chega com uma temporada especial no foyer do SESI Rio Claro. A abertura da mostra será no dia 4 de outubro, às 19h. Os visitantes poderão conferir as obras de 5 de outubro de 2024 até 9 de março de 2025, de quarta a sábado, das 10h às 21h; domingo, das 10h às 20h, com visitação gratuita.
A região de Rio Claro é conhecida como uma das mais importantes na área de humor gráfico, não só pela proximidade com Piracicaba, que promove o maior Salão de Humor da América Latina, mas por ter vários desenhistas importantes do Brasil.
A iniciativa inédita é composta por 122 retratos de desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale. Cada foto pode ser considerada um cartum que reflete as características e o estilo dos artistas. Durante a exposição, o público também poderá assistir a diversos vídeos, tanto de novos como de antigos cartunistas, com depoimentos e making of dos ensaios. Só assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas provocam nas pessoas com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana. Dentre os retratados, estão Mauricio de Sousa, Ziraldo, Paulo Caruso, Jaguar, Angeli, Laerte, entre outros.
Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espaço expositivo para que ele recebesse a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo. Como a maioria dos(as) cartunistas olhava diretamente para a lente do fotógrafo, agora o fotógrafo desaparece na exposição, e cada retratado olha nos olhos do espectador, criando uma conexão mais íntima e direta entre público e cartunistas.
Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Cursou História na Universidade de São Paulo (USP), e Fotografia no International Center Of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão); editor de fotografia das revistas Veja e Época; e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Paulo já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.
Eder Chiodetto é curador de fotografia independente, autor, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do Centro de Estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador, já realizou mais de 120 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão.
A gerente de Cultura do SESI-SP, Debora Viana, reforça a importância de esta exposição integrar o circuito das mostras itinerantes nos Espaços Galerias. “Com a iniciativa, reforçamos o compromisso que a instituição possui de fomentar o cenário cultural e artístico por meio do acesso do público a obras, ao processo criativo de artistas nacionais e internacionais, à reflexão e à experimentação. Para o SESI-SP, é de extrema importância a formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à cultura de forma gratuita. É por isso que desenvolvemos e realizamos projetos das mais diversas áreas, e convidamos o público a entrar de cabeça no universo do conhecimento e da arte”.
A exposição ‘Cartunistas’ faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP. Nesse projeto, o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.
Mín. 16° Máx. 34°