Os membros do Clube Poliglota Piracicaba se reúnem neste sábado (21), a partir das 16h, na padaria Blém. Para participar não é preciso fazer inscrição e não há cobrança de qualquer tipo de taxa. As pessoas que gostam ou buscam praticar um idioma não precisam ser fluentes, é só chegar e se integrar às ilhas de idiomas. Na Blém, a consumação não é obrigatória e todos que consumirem têm 10% de desconto.
Durante o encontro do CPP são praticados, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês, mas se outras pessoas que praticam ou gostariam de praticar outros idiomas se interessarem, é possível buscar o CPP e conversar com os administradores sobre a prática de outros idiomas.
O primeiro encontro realizado em 2022, contou com cerca de 10 pessoas, a experiência inédita em Piracicaba foi uma iniciativa de um grupo de amigos interessados em difundir a prática da conversação de forma gratuita em Piracicaba, a fim de que mais pessoas possam praticar os idiomas que estudam ou que gostariam de aprender sem custos. Coordenado pela professora de francês, Carolina Scalise, o grupo chegou tímido e, aos poucos as pessoas foram se aproximando, participando e o CPP atualmente conta com administradores e hosts que gerenciam Clube e buscam apoiadores que possam contribuir com o CPP a fim de que o clube tenha a oportunidade de atender a mais pessoas.
Para a professora de francês, Carolina Scalise, "nossas reuniões pretendiam popularizar o idioma francês, atingindo um grande número de pessoas que sempre sonhou em praticar o idioma, mas a iniciativa deu tão certo que, aos poucos, outros amigos foram se juntando ao grupo inicial e, construímos uma equipe sólida de hosts e membros", comemora Scalise.
REGISTRO HISTÓRICO - Outra novidade é o CPP está participando de um projeto de produção de um livro sobre a história do movimento poliglota no Brasil. Os administradores do Clube Poliglota Piracicaba já elaboraram o capítulo referente à história do CPP para a produção do livro, que está em fase de edição e deverá ser lançado em breve. "É uma oportunidade de registar a história do CPP para que num futuro breve as pessoas saibam o valor da iniciativa de um pequeno grupo de amigos para a cidade de Piracicaba, que está mais uma vez fazendo parte de um movimento importante para história", conta Carolina Scalise.
Mín. 16° Máx. 34°