A corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo continua embolada a menos de um mês do primeiro turno. É o que revelam as pesquisas eleitorais de institutos respeitados, que têm dado resultados diferentes sobre a intenção de voto dos paulistanos. Apesar da entrada de Pablo Marçal (PRTB) ter tumultuado o cenário eleitoral, ele reveza a primeira posição com outros dois candidatos – Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito. Hoje, não é possível ainda saber se um candidato lidera a corrida ou mesmo quais candidatos irão para um eventual segundo turno. O que se observa é que o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) estão disputando as duas vagas do segundo turno, com variações entre eles, segundo as pesquisas. Segundo o levantamento mais recente do Datafolha, divulgado na semana passada, Nunes aparece na frente com 27% das intenções de voto, mas empatado com Boulos (25%) dentro da margem de erro da pesquisa (três pontos percentuais para cima ou para baixo). Os dois teriam aberto vantagem sobre Marçal, em terceiro na disputa, com 19%.Já as pesquisas da Quaest têm mostrado um cenário mais competitivo, com os três concorrentes empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais: o levantamento mais recente, divulgao nesta quarta-feira (18/9), trouxe Nunes com 24%, Boulos com 23% e Marçal com 20%.A pesquisa Atlas, por sua vez, traz outro cenário. No último levantamento, da semana passada, Boulos lidera com 28%, mas tem Marçal logo atrás (24,4%), empatado dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Enquanto Nunes, que lidera nos outros levantamentos, aparece em terceiro, com 20,1%. Para o estatístico Raphael Nishimura, diretor de amostragem do Survey Research Center, da Universidade de Michigan, não é possível saber qual pesquisa captou melhor a intenção de voto dos eleitores. Os diferentes resultados, porém, têm uma explicação, afirma ele: cada instituto adota uma metodologia própria de realização da pesquisa, o que contribui para essa variedade de resultados. Ele explica que o Datafolha e Quaest fazem pesquisas presenciais, sendo que o primeiro aborda pessoas nas ruas, enquanto o segundo faz visitas domiciliares. Já a Atlas faz pesquisas online, em que o internauta é convidado a responder ao questionário durante sua navegação, a partir de anúncios em diferentes sites e redes sociais. Se o cenário continuar assim a disputa promete ser emocionante. Seguiremos acompanhando!
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