Neste 20 de setembro, comemoramos do "Dia do Trabalhador Papeleiro", e para marcar a data, diretores do Sintipel estão percorrendo as empresas do nosso setor, distribuindo jornal informativo, com as principais ações desenvolvidas pelo Sintipel na defesa da categoria, e, ao mesmo tempo, chamando a atenção de todos para que participem efetivamente da campanha salarial deste ano, uma vez que a data-base da nossa categoria é primeiro de outubro.
O Dia do Trabalhador Papeleiro não é uma simples data, pelo contrário, simboliza a luta dos trabalhadores das indústrias do papel, papelão e artefatos de papel por melhores salários e condições de trabalho. A data marca a fundação do Hospital Sepaco, que é o Sistema de Saúde da categoria, fundado em 1956, em São Paulo, resultado de muita luta e ações dos trabalhadores da época, com a liderança dos sindicatos.
Portanto, essa data tem uma importância histórica e nos remete a necessidade de estarmos sempre unidos para mantermos as nossas conquistas históricas, assim como para lutarmos pela valorização dos nossos salários, visando a ampliação do nosso poder de compras. Esta é a nossa luta e depende da participação de todos. Trabalhador, fortalecer o seu sindicato é fundamental para que as ações e movimentos em sua defesa sejam realizadas, visando sempre assegurar o reconhecimento do seu trabalho e ambientes seguros de trabalho.
Estamos nas portas das empresas para lembrar que esse 20 de setembro também marca a importância de que os trabalhadores estejam mobilizados para a campanha salarial, uma vez que as pautas de reivindicações já foram entregues aos setores patronais e nos próximos dias acontecerão as primeiras rodadas de negociações, em um cenário de inflação bem mais baixa em relação ao ano passado.
Temos que mostrar que estamos unidos e mobilizados para que a comissão de negociação desta campanha salarial esteja fortalecida na mesa de negociação, que acreditamos, mais uma vez, terá muitas dificuldades. Mas com o apoio de cada trabalhador, acreditamos que podemos conquistar um acordo que valorize o comprometimento e dedicação de cada um de nós. Viva os trabalhadores papeleiros!
Emerson Cavalheiro é presidente do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Artefatos de Papel de Piracicaba)
Mín. 15° Máx. 38°