Nesta semana, o jornal Folha de São Paulo trouxe o Ranking de Eficiência das cidades brasileiras.
O índice destaca quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população, na educação, saúde e saneamento, usando o menor volume de recursos financeiros.
Na região, o município que se destacou foi Ipeúna, que ocupa o 46° lugar dentre as 5.276 cidades avaliadas. Um destaque nacional.
Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha quantifica o cumprimento das funções básicas do município, previstas em lei, de acordo com os recursos disponíveis.
“A lógica para o filtro das variáveis leva em conta a confiabilidade das fontes, o potencial de rastreabilidade, disponibilidade dos dados para os mais de 5.000 municípios, a possibilidade de comparação e a facilidade de compreensão dos resultados”, escreve o jornal.
O jornal explica ainda que, após consultas com USP, FGV e Insper, além de pesquisas e testes, foram selecionadas, segundo essas diretrizes, oito variáveis subdivididas em quatro categorias: educação, saúde, saneamento e finanças. Em todas elas, considerou-se a taxa de cobertura de políticas claramente vinculadas às atribuições municipais.
“Estamos muito felizes em tomar conhecimento do resultado dessa pesquisa divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo. Ao mesmo tempo não chega a ser uma surpresa, pois em nossa gestão sempre buscamos oferecer os melhores serviços a nossa população e agora vem o reconhecimento. Temos a humildade e sabemos que há muito ainda a ser feito, mas com coragem e determinação tenho a certeza que continuaremos a evoluir sempre com transparência e o zelo na aplicação dos recursos públicos, fazendo a diferença e melhorando a vida das pessoas”, afirmou o Prefeito Diego Heron.
Mín. 16° Máx. 33°