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Pastor Cleiton Paulo propõe criação de programa de desenvolvimento socioemocional nas escolas de Ipeúna

Por: Redação
01/09/2024 às 19h00
Pastor Cleiton Paulo propõe criação de programa de desenvolvimento socioemocional nas escolas de Ipeúna
Foto: José Marino

O desenvolvimento socioemocional é uma dimensão essencial para a formação integral dos estudantes, contribuindo para a construção de habilidades que vão além do aprendizado acadêmico. Compreende competências como empatia, autocontrole, resiliência, trabalho em equipe e comunicação, que são fundamentais para a convivência social e para o futuro dos jovens em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Nesse sentido o Vereador Cleiton Paulo dos Santos encaminhou o Projeto de Lei nº 037/2024 - que “Autoriza o Poder Executivo a criar o programa de desenvolvimento socioemocional nas escolas do Município de Ipeúna e dá outras providências”. O programa poderá implementado gradativamente, começando nas escolas municipais. Serão realizadas oficinas, palestras, e atividades lúdicas que envolvam tanto os alunos quanto a comunidade escolar. A criação do Programa de Desenvolvimento Socioemocional nas escolas de Ipeúna é um passo importante para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para os desafios da vida. Com a aprovação deste projeto de lei, estaremos investindo no futuro das nossas crianças e adolescentes, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico,

O programa deverá ser implementado em parceria com educadores, psicólogos e especialistas em educação, com o intuito de desenvolver práticas que favoreçam o bem-estar emocional dos alunos e a melhoria do clima escolar.

Alguns dos objetivos do projeto podem ser, por exemplo: Promover a Saúde Mental, oferecer ferramentas e recursos que ajudem os alunos a lidarem com o estresse, ansiedade e outros desafios emocionais; Desenvolver Habilidades Sociais e fomentar a empatia e a cooperação entre os alunos, preparando-os para interações sociais mais efetivas; Aperfeiçoar o Ambiente Escolar a criar um clima escolar positivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados, reduzindo conflitos e atitudes de bullying; Incluir a Família envolvendo os pais e responsáveis no processo, oferecendo orientações e recursos para que possam apoiar o desenvolvimento socioemocional dos filhos em casa; Capacitar Educadores  a proporcionar formação continuada aos professores e funcionários das escolas para que possam implementar as práticas do programa de maneira eficaz.

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