Com a organização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam - Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, terminou no último sábado, dia 24/8, a 3ª edição dos Jogos Metropira, que promove a integração e o desenvolvimento esportivo entre as cidades que integram a RMP - Região Metropolitana de Piracicaba.
No sábado, dia 24/8, os atletas estiveram em ação para mais um dia de jogos com as disputas nas modalidades de damas e do futsal masculino e feminino.
No torneio de damas feminino, realizado no Clube de Campo de Piracicaba, o título ficou com a equipe piracicabana, que também conquistou a medalha de prata, enquanto que a atleta do município de Águas de São Pedro ficou com o bronze. O mesmo resultado se repetiu no torneio de damas masculino, Piracicaba ganhou o ouro e a prata e Águas de São Pedro ficou com a medalha de bronze.
Nos confrontos decisivos do futsal, realizados no Ginásio do Parque Prezotto, Piracicaba conquistou as duas medalhas de ouro. Na decisão do feminino, a equipe de Piracicaba empatou em 2 a 2 no tempo normal diante de Rio Claro. Na disputa de pênaltis, vitória piracicabana por 3 a 2. A medalha de bronze no futsal feminino ficou com Elias Fausto.
No torneio de futsal masculino, novamente empate no tempo regulamentar com o placar de 2 a 2 diante de Águas de São Pedro e na disputa de pênaltis, vitória de Piracicaba por 6 a 5. Saltinho terminou a competição com a medalha de bronze.
Nos demais resultados conquistados durante os três dias de disputas da 3ª edição dos Jogos Metropira, Piracicaba ficou com a medalha de ouro no atletismo feminino, enquanto que a delegação de Águas de São Pedro terminou sua participação com a medalha prata, e Elias Fausto terminou com o bronze. No atletismo masculino, medalha de ouro para Rio das Pedras, prata para Piracicaba e bronze para Águas de São Pedro.
No basquete masculino e feminino, dois ouros para Piracicaba e duas pratas para o município de Saltinho, enquanto que no tênis de mesa feminino a medalha de ouro ficou para Ipeúna e a medalha de prata para Piracicaba. No tênis de mesa masculino, ouro para Piracicaba e prata para Ipeúna.
Na natação do masculino e feminino, dois ouros para Piracicaba, duas pratas para Águas de São Pedro e dois bronzes para Ipeúna.
Na classificação final do torneio de vôlei feminino, Piracicaba sagrou-se campeã com Santa Maria da Serra na segunda colocação e Ipeúna, em terceiro lugar.
O Comitê Dirigente da Selam divulgou uma carta de agradecimento dirigida aos atletas e comissões técnicas das oito cidades participantes da 3ª edição dos Jogos Metropira.
Na carta, o comitê diz que os Jogos foram "harmoniosos, de superação, compreensão fora e dentro dos espaços esportivos" e parabeniza a dedicação dos alunos/atletas, professores, técnicos e representantes das cidades participantes "que de maneira feliz nos ajudou a realizar mais uma excelente edição do 3º Jogos da Região Metropolitana, os Jogos Metropira".
A carta também destaca a participação das atletas olímpicas Nicole Pircio e Deborah Medrado da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica na abertura. "Nossos reconhecimentos as comissões, assessorias, professores e funcionários que compreenderam este momento importante em mais um projeto da Prefeitura de Piracicaba. Agradecemos por acreditar na contribuição que o esporte tem na formação dos seus atletas/alunos"
PARTICIPAÇÃO – A 3º edição dos Jogos Metropira foi realizada nos dias 17, 18 e 24/8, nas modalidades de atletismo, damas, natação, tênis de mesa, basquetebol, futsal e voleibol. As medalhas foram disputadas por representantes dos municípios de Águas de São Pedro, Elias Fausto, Ipeúna, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e Piracicaba.
Mín. 20° Máx. 36°