A Ford F-150 já está de visual novo no Brasil. Sim. A caminhonete grande, que estreou em fevereiro de 2023 por aqui em sua 14ª geração, muda discretamente a aparência, mantém o motor V8 e agora é vendida apenas na versão Lariat (com dois tipos de acabamento) na linha 2025. O preço de pré-venda é o mesmo para ambos: R$ 519.990. As primeiras unidades serão entregues entre outubro e novembro.
Quem quiser cromados no exterior (para-choques, grade e rodas) pode optar pela Lariat "convencional". Já a Lariat Black é a novidade que traz estas mesmas peças pintadas de preto (exceção dos para-choques que vêm no tom da carroceria). A picape até então era negociada em duas configurações: Lariat (R$ 479.990) e a topo de linha Platinum (R$ 519.990). A F-150 é a picape mais vendida nos Estados Unidos há 47 anos (e o veículo mais emplacado há 43 anos).
Veja o cronograma:
2020 - Lançamento da atual geração (14ª) nos Estados Unidos
Fevereiro/2023 - Início da pré-venda no Brasil
Abril/2023 - Ford aumenta o preço em R$ 20 mil
Maio/2023 - Primeiras unidades desembarcam no Brasil
Setembro/2023 - Reestilização surge nos Estados Unidos
Agosto/2024 - Facelift chega ao Brasil
Olhares mais atentos vão nota que a principal mexida é na dianteira. Os faróis de LED têm nova assinatura, uma espécie de "F" estilizado. A grade dianteira também modificada tem acabamento cromado (na versão Lariat) e preto (Lariat Black). As rodas de 20 polegadas também têm finalização cromada ou preta. Os para-choques remodelados e o logotipo preto e branco (na Lariat Black) fecham as mudanças na parte da frente.
Na traseira, a grande novidade é a tampa da caçamba que agora traz a possibilidade de abrir lateralmente (de forma manual), como na Fiat Toro. A abertura convencional (elétrica) continua. Saem de cena a famigerada escadinha e o mastro de apoio que a picape antecessora trazia para ajudar a "escalar" a caçamba. Na Lariat Black há ainda duas ponteiras de escapamento (na Lariat a saída e única e para a lateral).
O arranjo das lanternas também muda para um visual mais moderno e a peça adota uma função de tecnológica como uma espécie de "nível" de peso. Sensores nos amortecedores traseiros medem a quantidade de carga e as lanternas se tornam um indicador de peso embarcado na caçamba.
Internamente a picape grande tem pequenas diferenças no acabamento de uma versão para a outra. A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na versão Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black.
Já o painel de instrumentos com tela de 12 polegadas de alta resolução, a central multimídia Sync 4 também de 12" e a manopla de câmbio reclinável permanecem como itens série. A caminhonete adiciona head-up display (que projeta informações para o motorista no para-brisa) e iluminação 360º para a Lariat (antes disponível só na Platinum).
Em termos de segurança, a F-150 reúne que a Ford tem para oferecer globalmente neste quesito. São oito airbags, piloto automático adaptativo e diversos assistentes: de manutenção e centralização de faixa, de frenagem autônoma, de detecção de pedestres, de manobras evasivas, de descida, e de assistente, além de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque e câmera traseira com detecção de objetos.
Já o motor V8 5.0 continua intacto. Entrega 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, aliado ao mesmo câmbio automático de dez marchas do Mustang. O 0 a 100 km/h é feito em 7,1 segundos de acordo com a Ford e o consumo tem médias de 6,3 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada) — números do Inmetro. A nova F-150 será vendida em seis cores: vermelho Zadar, cinza Torres, cinza Avalanche, preto Vesúvio, branco Nur e azul Mônaco.
Por: Raphael Panaro
Fonte: autoesporte.globo.com