Com proposta de celebrar as manifestações populares da Região Norte e o Dia da Amazônia (5/09), o 2º Piramazônia será realizado neste domingo, 1º/09, das 10h00 às 19h00, no Parque do Engenho Central, com música, sarau, contação de lendas e oficina voltadas à cultura da região amazônica. A realização é da Prefeitura, por meio da Semac - Secretaria Municipal da Ação Cultural, com entrada gratuita. O evento acontece próximo à entrada pela passarela Pênsil e faz parte da programação que celebra os 257 anos de Piracicaba.
O Piramazônia busca dar visibilidade aos saberes locais do Norte, às manifestações folclóricas, o artesanato, a música regional, entre outros elementos que compõem a identidade cultural da chamada região amazônica.
Como destaca o produtor cultural e artista Elson de Belém, o idealizador do Piramazônia, este evento também servirá para despertar a consciência coletiva que abrange a conexão e o respeito pela natureza e pelas comunidades que habitam a Amazônia. "Somos um povo místico e ancestral, o coração nortista pulsa no Brasil inteiro e os brasileiros têm sede de conhecimento em outras culturas", ele afirma.
Além da parte cultural, haverá comercialização de alimentos típicos, como o famoso tacacá, açaí e tapioca.
O Dia da Amazônia é comemorado em 5 de setembro no Brasil. Instituído em 2000, essa data simboliza a importância da Amazônia para o meio ambiente, a biodiversidade e a cultura brasileira, além de destacar a necessidade de preservação e proteção da floresta e dos povos que nela habitam. A data marca a luta em favor da conservação da Amazônia e busca aumentar a conscientização sobre os desafios que a região enfrenta, como desmatamento, exploração predatória e mudanças climáticas. É uma oportunidade para refletir sobre as ações necessárias para proteger esse importante bioma e promover um desenvolvimento sustentável.
Informações: (19) 3403-2600.
Mín. 16° Máx. 34°