A Festa Aviatória 2024, que aconteceu no sábado e domingo, 27 e 28/07, teve um público de cerca de 35 mil pessoas no Aeroporto Municipal Pedro Morganti. O evento realizado pela Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) abriu a programação de aniversário dos 257 anos de Piracicaba, levando para os participantes apresentações gratuitas em quatro modalidades da aviação brasileira, além de DJs com música e atrações para as crianças.
Durante os dois dias, adultos, crianças e famílias inteiras acompanharam as apresentações de paraquedismo, aeromodelismo, acrobacias aéreas e ultraleves. Além de acompanhar as aeronaves que saíam da pista do aeroporto, as equipes profissionais de paraquedismo coloriram o céu realizando saltos durante todo o dia.
Outras atrações que atraíram o público foram dois balões, que fizeram voos ancorados gratuitos durante os dois dias de evento com os participantes da festa. Rafaela Horminich foi ao evento acompanhada da família inteira e levou até a cadela Mel, que aproveitava o movimento da festa. "Está muito legal pra passar o dia com a família, fazer algo diferente", contou ela, que foi no domingo.
Leonardo, de 4 anos, acompanhava encantado do alambrado a saída do avião T6, aeronave rara no Brasil que foi usada em treinamentos na Segunda Guerra Mundial. A presença do modelo, um clássico da aviação pilotado pela acróbata Mônica Edo, foi confirmado de última hora para a programação do evento. Ao lado do amigo Isac, de 5 anos, os dois pulavam de alegria ao ver o trio de aviões da "Turma da Mônica" saindo da pista para a apresentação.
A mãe de Leonardo, Vanessa Rodrigues, contou que era a primeira vez que ele via um avião tão de perto. "Nossa, ele é roxo", comentou ao contar o que mais gostou nos aviões. "Eles estão amando [o evento]. Eu vim por causa deles, pra eles verem tudo isso, e eles estão empolgadíssimos", contou Vanessa.
FUMAÇA NO CÉU – Uma das atrações mais aguardadas pelo público foi a apresentação da Esquadrilha Fox. Os três aviões "desfilaram" pelo céu de Piracicaba por duas vezes a cada dia de evento, fazendo acrobacias aéreas e desenhando formas com fumaça no céu.
Além de parar o evento para acompanhar as apresentações, as crianças e o público presente tiravam fotos ao lado dos aviões com a equipe da esquadrilha, formada por pilotos militares veteranos de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
O comandante Brigadeiro Luiz Alberto Pereira Bianchi conta que trabalha há 42 anos na aviação, a maior parte como piloto de caça e nos últimos seis anos pilotando o avião presidencial da FAB. Ao ficar na reserva da Força Aérea, ele se juntou aos outros colegas pilotos de caça e iniciou o projeto se apresentando pelo país, onde sempre acompanham a empolgação do público durante as acrobacias aéreas.
"Voar é uma magia né, você está fora do solo e fazendo esses voos, com essas voltas, como se fosse um pássaro. A gente sempre imagina como é, mas a maioria nunca teve a oportunidade de voar. E hoje a gente tenta passar esse amor por voar para o público e principalmente as crianças, pra tentar diminuir essa distância entre o piloto, o avião e as pessoas que estão aqui. Então a gente tira foto, conta como é, incentivando a atividade na aviação para os que querem trabalhar com isso no futuro", conta.
ESTRUTURA – Além das apresentações aéreas, o evento contou com uma área com exposição das aeronaves que pousavam nos intervalos dos voos, praça de alimentação com diversos food trucks, DJs tocando músicas e espaço com atrações para crianças. Os tradicionais Fusquinhas da praça central de Piracicaba levaram as crianças durante todo o dia para passeios gratuitos.
Durante a Festa Aviatória, o aeroporto também recebeu uma das etapas do 24º Campeonato do Interior de Aeromodelismo (CIPA). Competidores de São Paulo e do Brasil realizaram as provas da quarta etapa do campeonato nas categorias FAI F2B, Mini-FAI, intermediário e iniciante, realizando Voos Circulares Controlados (VCC), em que o aeromodelo faz os voos preso por cabos ao competidor. Foi a 14ª vez que Piracicaba recebeu uma etapa do campeonato nacional.
Mín. 16° Máx. 30°