Segunda, 09 de Dezembro de 2024
19°C 29°C
São Pedro, SP
Publicidade

Pesquisa de ponta para a bioenergia

Por: Redação
26/07/2024 às 16h14

            A pesquisa do físico César Lattes, cujo centenário de nascimento se comemorou em 11 de julho passado, teve como aspecto principal a descoberta do méson pi, hoje chamado de píon, considerada uma subpartícula atômica que está envolvida na ligação entre outras partículas (prótons e nêutrons) do núcleo atômico. Para fazer seus experimentos e criar instrumentos para as necessárias medidas que comprovassem a teoria, o princípio de acelerador de partículas foi usado. Vale a pena pesquisar na internet um pouco mais sobre a vida desse brilhante cientista brasileiro e o Prêmio Nobel que “quase” ganhou. Sem entrar nos detalhes científicos e tecnológicos existentes naquela época e nos périplos do cientista para realizar as medidas, podemos dizer que o síncrotron Sirius instalado em Campinas é um dos inúmeros frutos desse tipo de estudo.

            A natureza da matéria pode ser melhor analisada à luz das radiações que são lá produzidas e são incididas nos objetos de estudo para avaliar materiais nanoestruturados, por exemplo, que nem estão sendo imaginados ainda. Para a bioeconomia isso é fundamental, desde elucidar a estrutura das células vegetais até investigar como diferentes tratamentos atuam em suas camadas para separar as fibras, as macromoléculas e outros constituintes com a finalidade de utilização dos materiais de origem totalmente renovável.

            Não por menos o Sirius, em Campinas, está junto a outros laboratórios nacionais que pesquisam a nanotecnologia, a biotecnologia e os materiais biorrenováveis. Esses laboratórios pertencem ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, https://cnpem.br/) e são “open facilities”, ou seja, são abertos a qualquer grupo de pesquisa que queira usar suas instalações, sem qualquer custo, bastando submeter propostas, detalhar procedimentos e compartilhar resultados. O entendimento da estrutura dos melhores vegetais para serem usados na bioeconomia e as enzimas e outros agentes biológicos para sua transformação devem ser feitos com as mais modernas ferramentas e as radiações que o síncrotron proporciona são inigualáveis. Há muita coisa para ser estudada e até descobrir materiais que nem sabemos que existem e que são importantes. #IniCiencias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias