A Câmara de Vereadores de Piracicaba entregou na noite desta terça-feira, 02 de junho, o título de “Piracicabanus Praeclarus” à deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) e destacou os seus feitos em prol do município. A entrega do título de “Piracicabanus Praeclarus”, que é concedido aos nascidos na cidade que se destacaram pela contribuição para as artes, as ciências e as letras, na promoção da saúde, educação, desporto e lazer, foi realizada em sessão solene no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, numa iniciativa da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua” e acompanhada por lideranças de diversas partes da cidade, que também destacam a importância do trabalho desenvolvido pela Professora Bebel seja como deputada estadual ou como liderança sindical, tendo sido presidenta da Apeoesp, o maior sindicato de trabalhadores da América Latina, por cinco mandatos.
A sessão foi presidida pela vereadora Silvia Morales, que destacou as ações desenvolvidas pela Professora Bebel, a primeira mulher deputada estadual piracicabana e a com a maior votação da história da cidade de Piracicaba. Compuseram a mesa principal ainda a diretora estadual da Apeoesp, Leonor Peres; a presidenta do Sindicato dos Bancários, Angela Ulices Savian; o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Youssef; o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Piracicaba e Região, Osmir Bertazzoni; o diretor do Simesp, Gilberto Felipe; a representante da Acipi, Elisabeth Mazzero, e a Vereadora Raí de Almeida (PT), além do prefeito Luciano Almeida, que encaminhou um vídeo parabenizando a Professora Bebel pelo título. Todos falaram e destacaram o importante e desafiador trabalho desenvolvido pela Professora Bebel, seja como deputada e ou dirigente sindical. “Assim que todos os deputados e lideranças políticas tivessem a mesma determinação, dedicação e comprometimento da Professora Bebel”, ressaltou o presidente da Unimed.
A deputada Professora Bebel não escondeu sua emoção durante a solenidade que também teve a exibição de um vídeo retratando toda sua trajetória de vida, contando do seu nascimento em Artemis, antigo Porto João Alfredo, sua formação na Unimep, sua relevante atuação nacional, ocupando cargos na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e no Conselho Nacional de Educação, assim como sua destacada atuação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aonde já apresentou mais de 180 projetos de lei na defesa da educação pública, dos serviços públicos, dos direitos sociais, contra o aumento de impostos e em defesa da Região Metropolitana de Piracicaba, especialmente de Piracicaba, tendo conseguido garantir mais de R$ 20 milhões em recursos para a cidade, tanto para a área de saúde, como reformas de escolas, entidades sociais, através de articulação do seu mandato popular, inclusive sendo considerada a embaixadora do governo Lula para Piracicaba. “Foi difícil conter a emoção nesta noite que levarei para o resto da minha vida”, disse a homenageada, agradecendo “a Deus, à minha família, amigos e amigas, companheiros e companheiras, e à minha equipe. Muito obrigado a todos”, concluiu.
No vídeo que retratou a atuação da homenageada também abordou seu trabalho fora da política, se envolvendo em ações sociais, como a luta contra a fome e apoio a comunidades desfavorecidas em Piracicaba. Assim como promoveu projetos para melhorar a qualidade de vida na região, incluindo a implantação da tarifa social de água e esgoto. Como defensora dos servidores públicos, Bebel conseguiu vitórias a suspensão da reforma da previdência municipal em Piracicaba. Bebel continua sua luta pela educação e justiça social, apoiando causas como a isenção de IPTU para imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida e a valorização dos servidores públicos. Como segunda presidenta licenciada da APEOESP, segue com seu ativismo sindical, enquanto seu mandato parlamentar visa aprovar projetos em prol dos cidadãos paulistas, tendo apresentado mais de 180, entre eles o que transformou Piracicaba em MIT (Município de Interesse Turístico). Também é procuradora especial da mulher na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aonde coordena também diversas frentes, entre elas em defesa do IAMSPE e pela criação de novos os Institutos e universidades federais.