O 3º Torneio GOC (Ginástica Olímpica de Campinas) de Ginástica Artística em Campinas marcou o encerramento do calendário de competições do primeiro semestre, reunindo 550 jovens atletas de 24 equipes de nove cidades da região. O evento, que aconteceu no último sábado, 29 de junho, realizado no colégio Liceu, destacou-se pela participação de ginastas de 6 a 15 anos, promovendo o crescimento e a massificação deste esporte olímpico.
As apresentações foram um festival de talentos e dedicação, reunindo ginastas de diferentes origens e níveis de habilidades. O evento mostrou a força e a evolução da ginástica artística como esporte, um dos mais bonitos do quadro olímpico.
A diversidade de participantes incluiu atletas de clubes, academias especializadas, escolas públicas e privadas, e inclusive projetos sociais. Esta mistura rica de intercâmbio não apenas elevou o nível da competição, mas também promoveu um ambiente de aprendizado mútuo e troca de experiências entre os jovens ginastas, que competiram em dois aparelhos da ginástica, salto e solo.
O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, expressou seu entusiasmo pelo evento, destacando a importância da ginástica artística para o desenvolvimento físico e mental dos jovens atletas. "O torneio além de oferecer uma plataforma para que os jovens ginastas demonstrem suas habilidades, serve como um importante catalisador, inspirando mais crianças e adolescentes da região a se envolverem com a ginástica artística", disse Vanin.
A presidente do GOC, Silvia Aguiar, organizou o evento juntamente com as professoras Gabriela Vasconcelos, Rafaela Sousa e Silas Garcia. E os resultados apresentados projetaram novas perspectivas a curto prazo: “ O torneio demonstrou o crescimento da modalidade na região, com destaque para a Hípica, Louveira, Itapira, Time Jundiaí e o próprio GOC. Agora, é trabalhar para realizar a segunda etapa ainda este ano, com os quatro aparelhos da ginástica, para ninguém ficar de fora”, afirmou Silvia.
Faixa Etária e Desenvolvimento
Iniciação (6-8 anos)
Nesta fase, os pequenos ginastas são introduzidos aos fundamentos da ginástica artística, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade e confiança.
Desenvolvimento (9-11 anos)
Os atletas começam a aprimorar técnicas mais avançadas e participam de competições locais, construindo uma base sólida para o futuro.
Aperfeiçoamento (12-15 anos)
Nesta etapa, os ginastas refinam suas habilidades, aumentam a complexidade dos movimentos e se preparam para competições de maior nível.