Quarta, 24 de Julho de 2024
10°C 29°C
São Pedro, SP
Publicidade

Semana Guilherme de Almeida começa nesta quinta-feira, 4, e vai até dia 11

Tema deste ano é “Um Soldado com Alma de Poeta”; atividades são gratuitas

01/07/2024 às 15h50
Por: Redação
Compartilhe:
Semana Guilherme de Almeida começa nesta quinta-feira, 4, e vai até dia 11 - Foto: Firmino Piton
Semana Guilherme de Almeida começa nesta quinta-feira, 4, e vai até dia 11 - Foto: Firmino Piton

A Semana Guilherme de Almeida de 2024 começa nesta quinta-feira, 4 de julho, e vai até 11 de julho com o tema: “Um Soldado com Alma de Poeta”. O evento é realizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Coordenadoria Departamental de Bibliotecas e comissão organizadora, conforme a Lei Municipal 10.138, de 25 de Junho de 1999. A Semana é gratuita e a programação está bem diversificada.


A abertura será às 10h, na praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça, Centro de Campinas. No local haverá apresentação com a Banda Musical da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e palestra com o escritor e historiador, Jorge Alves de Lima. Ao longo da semana haverá sarau, declamação de poesias, ciclo de leituras, recitais, oficinas, entre outros.


No feriado, dia 9, haverá homenagem no Mausoléu – MMDC - acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, que culminou no levante denominado como Revolução Constitucionalista. No sábado, haverá Sarau Cirandas para Guilherme, na praça da Feira Hippie. (Confira a programação ao final)

 

“Através de palestras, exposições, leituras de poemas e outras atividades, a semana dedicada a Guilherme de Almeida proporciona um momento especial de reflexão e reconhecimento da importância do seu trabalho para a cultura brasileira. É uma forma de inspirar novas gerações a apreciar a poesia e a literatura, além de fortalecer os laços da comunidade com sua própria história e patrimônio cultural”, afirma a coordenadora de Bibliotecas, Dandewara Pereira.

 

“Em resumo, comemorar a Semana Guilherme de Almeida em Campinas é mais do que uma simples homenagem, é uma oportunidade de valorizar, preservar e difundir a rica herança cultural deixada por esse grande nome da literatura brasileira”, destaca ela.


A Comissão Organizadora da Semana Guilherme de Almeida e da Arte Moderna é composta por Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas; Academia Campineira de Letras e Artes; Academia Campinense de Letras; Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos; Associação Lítero-Sócio-Cultural OndulArte; Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro; Ateliê Lisa França; Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”; Câmara Municipal de Campinas; Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura; Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária; Centro de Ciências, Letras e Artes; Companhia Teatral Cenarte Produções Artísticas; Conservatório Carlos Gomes; Coordenadoria Departamental de Bibliotecas Públicas de Campinas; MMDC Campinas; Rotary Clube de Campinas Cambuí; Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e União Brasileira de Trovadores UBT Seção Campinas.

 

Crédito: Firmino Piton
Senhora declama poesias na praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça, Centro
Sarau, declamação de poesias e ciclo de leituras estão na programação

 

Programação Semana Guilherme de Almeida

 

Quinta feira, 04/07 (abertura)

10h - Praça

Palestra

Palestrante: Dr Jorge Alves de Lima

Banda da EsPCEx

Local: praça Guilherme de Almeida localizada bem no centro da cidade entre as avenidas Francisco Glicério e Campos Sales e as ruas Regente Feijó e General Osório em frente ao Palácio da Justiça .

15hs às 16hs - Quinta Poética

Local: Ateliê Lisa França

R. Monsenhor Dr. Emílio José Salim, 118 - 004 - Sousas

19:30hs - Solenidade de Outorga da Moeda Challenge Coin – Guilherme de Almeida

Local: Academia Campinense de Letras

Rua Marechal Deodoro, 525, Centro

 

Sexta feira, 05/07

15hs – Palestra Vida e obra: Um resumo

Palestrante: Silvio Romero

Local: Anfiteatro Furlan

Rua José de Alencar,707 Centro com estacionamento gratuito

20hs - Ciclo de Leituras Dramáticas Cenarte/Sonhos em Movimento

Leitura Dramática: Dramaturgia de Walter Rhis, para rádio e teatro, inspirado no filme Tico -Tico no Fubá, cujo roteiro é de Guilherme de Almeida, que retrata a vida de Zequinha de Abreu, compositor da música título do filme.

Tônia Carrero, Anselmo Duarte, Adolfo Celi, Ziembinski e grande elenco, fizeram parte do elenco do filme, nos anos 50.

Local: Espaço Cultural Cenarte/Sonhos em Movimento

Rua Maria Soares, 198, Vila Industrial

CECCO Toninhas - Produção de Vídeos com declamação de poesias em homenagem a Guilherme de Almeida com voluntários do Projeto Ondulações, para serem colocados no Canal.

Local: R. Monteiro de Camargo, 334 - Jardim Garcia


Sábado, 06/07

das 9h às 12h30hs - Sarau Cirandas para Guilherme.- Teatro, música, contação de histórias, dança, poesia e doação de livros.

Local: Centro Convivência Cultural - praça da Feira Hippie - em frente a entrada do Teatro.

15:30hs - Concerto de violão com o violinista Carlos Eduardo Marrenco

Palestra: Guilherme de Almeida –

Palestrante: Adilson Gonçalves

Local: ACLA – Academia Campineira de Letras e Artes R. Dr. Mascarenhas, 412 - Centro

CECCO Toninhas - Produção de Vídeos com declamação de poesias em homenagem a Guilherme de Almeida com voluntários do Projeto Ondulações, para serem colocados no Canal.

Local: R. Monteiro de Camargo, 334 - Jardim Garcia


Domingo, 07/07

CECCO Toninhas - Produção de Vídeos com declamação de poesias em homenagem a Guilherme de Almeida com voluntários do Projeto Ondulações, para serem colocados no Canal

Local: R. Monteiro de Camargo, 334 - Jardim Garcia


Segunda-feira, 08/07

CECCO Toninhas - Produção de Vídeos com declamação de poesias em homenagem a Guilherme de Almeida com voluntários do Projeto Ondulações, para serem colocados no Canal

Local: R. Monteiro de Camargo, 334 - Jardim Garcia


Terça-feira, 09/07 (feriado)

9hs - Homenagem no Mausoléu - MMDC

Grandioso mausoléu com forma de bandeira paulista e que apresenta na parte central a figura em bronze do Soldado Constitucionalista, encimado pelo brasão de São Paulo e pelos versos, também em bronze do poeta campineiro Guilherme de Almeida. Em cada uma das colunas menores, inscreve-se o nome de um soldado campineiro morto em combate. Executado pelo escultor Marcelino Velez. O movimento revolucionário eclodido em 1932, em São Paulo, visando a constitucionalização do país, empolgou o povo paulista que se bateu unânime contra a ditadura reinante.

 

Quarta-feira, 10/07

14hs - Oficinas de Artes Plásticas, Contação de Histórias e Haikai Guilhermino em homenagem ao poeta Guilherme de Almeida.

Oficineiros: Célia Paulino, Dalva Saudo e Teresa Azevedo - voluntárias do Projeto Ondulações:

Atividade somente para quem frequenta o local

Local: CECCO Toninhas - R. Monteiro de Camargo, 334 - Jardim Garcia

 

Quinta-feira, 11/07

19:30hs - Recital Guilherme de Almeida e Carlos Gomes ABAL – Associação Brasileira de Artistas Líricos Local: CCLA- Centro de Ciências Letras e Artes

Rua Bernardino de Campos, 989, Centro

 

Sobre Guilherme de Almeida
 
Guilherme de Almeida, poeta e ensaísta, nasceu em Campinas, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, em 11 de julho de 1969. Filho do jurista e professor de Direito Estevam de Almeida, estudou nos ginásios Culto à Ciência, de Campinas, e São Bento e Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, onde colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1912. Dedicou-se à advocacia e à imprensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi redator de O Estado de São Paulo, diretor da Folha da Manhã e da Folha da Noite, fundador do Jornal de São Paulo e redator do Diário de São Paulo.
 
A publicação do livro de poesias "Nós" (1917), início de sua carreira literária, e dos que se seguiram, até 1922, de inspiração romântica, colocou-o entre os maiores líricos brasileiros. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, fundando depois a revista Klaxon.
 
 Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária, em conferências e artigos, adotando a linha nacionalista do Modernismo, segundo a tese de que a poesia brasileira “deve ser de exportação e não de importação”. Os seus livros "Meu" e "Raça" (1925) exprimem essa orientação fiel à temática brasileira. 
 
A sua entrada na Casa de Machado de Assis significou a abertura das portas aos modernistas. Formou com Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia e Alceu Amoroso Lima, o grupo dos que lideraram a renovação da Academia Brasileira de Letras. Em concurso organizado pelo Correio da Manhã foi eleito, 16 de setembro de 1959, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”.
 
Foi membro da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela e do Instituto de Coimbra. Traduziu, entre outros, os poetas Paul Géraldy, Rabindranath Tagore, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e, também, a peça “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campinas - SP
Sobre o município
Distribuída por quatro distritos (Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, e Nova Aparecida) e centenas de bairros. Tal vigor econômico e social, trazido em especial pela ampliação de sua população trabalhadora, tem permitido à Campinas constituir-se como um dos polos da região metropolitana de São Paulo. A população é de 1.139.047 (IBGE, 2022) em uma área de 794.571 km² .
Ver notícias
São Pedro, SP
16°
Parcialmente nublado

Mín. 10° Máx. 29°

15° Sensação
1.9km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
05h47 Pôr do sol
Qui 30° 12°
Sex 30° 14°
Sáb 32° 16°
Dom 33° 15°
Seg 32° 16°
Atualizado às 09h06
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,61 +0,36%
Euro
R$ 6,09 +0,36%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,80%
Bitcoin
R$ 395,625,47 +0,79%
Ibovespa
126,750,36 pts 0.13%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias