A Sanasa e a Prefeitura de Campinas inauguraram nesta quarta-feira, 19 de junho, o 8º reservatório de água potável para Campinas, desta vez, no Taquaral. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, além do presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini, entre outras autoridades.
O novo reservatório tem capacidade para armazenar 6 milhões de litros de água e vai abastecer 32 bairros da região, beneficiando 76.281 pessoas.
Este reservatório faz parte do Plano Campinas 2030, que prevê a construção de 20 novos reservatórios de água potável e acrescentarão 54 milhões de litros de água aos 142 milhões atuais. Com isso, a capacidade de reservação da cidade será elevada para 196 milhões de litros, volume suficiente para 20 horas de consumo em caso de desastre ambiental que impossibilite a retirada de água dos rios e/ou falta de energia elétrica que impeça a captação e o tratamento de água.
“Esse é o oitavo reservatório, vamos chegar logo em vinte, parabéns à Sanasa”, comemorou o prefeito Dário Saadi. “O que nós estamos fazendo é planejar a Campinas do futuro, e esse planejamento, além dos 20 novos reservatórios, inclui investimento em troca de redes para reduzir as perdas na distribuição”, acrescentou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.
O reservatório do Taquaral foi construído em aço vitrificado com domus geodésico fabricado em alumínio. A tecnologia de aço vitrificado permite unir a resistência do aço com a durabilidade e a pureza do vidro, produzindo um material de qualidade superior para construção de tanques para líquidos.
Como vantagens, tem uma montagem rápida e limpa, sem precisar do uso de equipamentos pesados, e elevada vida útil com baixa necessidade de manutenção preventiva.