Localizado na rua Olavo Bilac, no bairro São Benedito, em um prédio de 1.000 metros quadrados que pertenceu à família Chalita, o novo hospital, chamado de Unidade 2 do Hospital Beneficente São Lucas, tem 12 leitos, 3 salas cirúrgicas, 10 consultórios, 3 recepções, sala de raio-X, ar condicionado central, gerador, rede de gases, farmácia e outros departamentos.
A nova unidade vai funcionar como Hospital-Dia, das 07h00 às 19h00 e o atendimento será 100% SUS. No local serão realizadas cirurgias de pequeno porte, que não exigem internação de mais de um dia, como as vasculares ou oftalmológicas, além de outras.
Outra e muito importante novidade é o ambulatório pediátrico, que fará atendimento com horário marcado. Outras especialidades também serão atendidas no novo hospital, onde serão realizados também exames como endoscopia, colonoscopia e ultrassom.
Administradora do Hospital São Lucas, Miriam Souza classifica a nova unidade de saúde como uma conquista sem precedentes para o município. “A decisão de adquirir e reformar um imóvel para abrigar o novo hospital foi baseada em algumas deficiências que temos no São Lucas. Temos hoje 72 leitos, 10 deles de UTI, mas para algumas ações como mutirão e agenda cirúrgica completa, o espaço se tornou pequeno”, diz a administradora Miriam.
A administradora conta também que muitas das cirurgias realizadas atualmente no São Lucas são de baixa complexidade e o que novo espaço será adequado para estas intervenções. “A população ganha muito, não só a de São Pedro, como a dos municípios da região, parceiros nos serviços que prestamos”, acrescentou.
A inauguração de mais uma unidade do hospital São Lucas, marca uma nova era na vida da população de São Pedro, que viveu crises que reduziram drasticamente o atendimento à população, pois chegou a ser interditado e lacrado, deixando de atender a população. O hospital chegou a ficar sem fazer partos, perdeu a filantropia e foi a leilão.
Hoje a situação é muito diferente, nosso atendimento que virou referência regional. “Não foi um caminho fácil, mas mostramos que é possível, com bastante dedicação, esforço e planejamento, conseguimos reerguer o hospital São Lucas, e recuperar a credibilidade”, afirma Miriam.
“Amanhã, será inaugurado o novo hospital que terá o atendimento exclusivo para os pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde, garantindo o acesso universal e gratuito aos serviços de saúde. Com isso, queremos oferecer para que a população de São Pedro tenha um atendimento sempre com a melhor qualidade”, disse o Prefeito Thiago Silva, que acrescentou: “O novo hospital contará com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração, visando oferecer um tratamento eficiente e seguro para os pacientes. Além disso, a equipe de profissionais será composta por médicos e outros especialistas da área da saúde, capacitados para lidar com situações diversas e oferecer um atendimento de qualidade. Com a abertura do novo hospital, teremos também uma redução no tempo de espera para consultas e procedimentos, principalmente na área pediátrica, uma demanda antiga o que é fundamental para garantir um diagnóstico e tratamento precoce das doenças infantis”, ressalta
Thiago silva destaca ainda a importância do investimento na área da saúde e reafirma o compromisso de oferecer um serviço de excelência aos munícipes. “A inauguração do novo hospital é um marco para a cidade de São Pedro, representando um avanço significativo na estrutura de saúde local. Em resumo, a inauguração do novo hospital de São Pedro, com atendimento pediátrico e pelo Sistema Único de Saúde, é uma conquista importante para a cidade e seus moradores”, afirma o Prefeito Thiago Silva.