Domingo, 27 de Abril de 2025
19°C 30°C
São Pedro, SP
Publicidade

Campinas treina servidores de Canoas (RS) para a utilização de superdrone

Treinamento começou nesta quarta-feira, dia 12 de junho; também hoje, equipes de Itatiba e Vinhedo, da força-tarefa da RMC, chegaram à cidade gaúcha para apoiar ações

Por: Redação
13/06/2024 às 12h15
Campinas treina servidores de Canoas (RS) para a utilização de superdrone
Campinas treina servidores de Canoas (RS) para a utilização de superdrone - Foto; Divulgação

Campinas iniciou nesta quarta-feira, 12 de junho, o treinamento de servidores de Canoas, no Rio Grande do Sul, para operar um superdrone DJIM30T, para monitoramento e dimensionamento do desastre que afetou a cidade. O equipamento é o mesmo que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) possui e está sendo utilizado desde o início do mês de maio na missão humanitária em Canoas. A experiência foi primordial para que a Prefeitura de Canoas decidisse lançar mão do equipamento, adquirido em compra emergencial, que permite a realização de serviços avançados de topografia e altimetria. 

 

O treinamento está sendo ministrado pelo técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli, que atua em Canoas desde o início da missão. O superdrone tem capacidade de voar embaixo de chuva, com ventos de até 80 km/h, tem zoom de mais de 200 vezes, visão noturna e capacidade de fazer fotos térmicas. 

 

Até o momento, três servidores de Canoas estão recebendo o treinamento para operação do drone. Ele será empregado em ações atuais, como o mapeamento das edificações com risco de colapso estrutural para posterior vistoria, e para futuros projetos. 

Força-tarefa

 

Também nesta quarta, dia 12, equipes de Defesa Civil de Itatiba e de Vinhedo, integrantes da força-tarefa da Região Metropolitana de Campinas (RMC), chegaram a Canoas para apoiar a equipe de Campinas nas vistorias das moradias danificas pelas enchentes.

 

A ação é a primeira da força-tarefa criada oficialmente na terça-feira, 11 de junho, por deliberação dos prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da RMC (CD-RMC), em reunião realizada em Holambra. Na ocasião, foram apresentadas as viaturas e equipamentos disponíveis para serem utilizados conjuntamente pela região em caso de desastres. A oficialização da medida pelos prefeitos da RMC ajuda na possível liberação de servidores para apoiar outras cidades. 

 

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, com o reforço representado pelos agentes da RMC, espera-se ampliar as vistorias em imóveis nos próximos dias. "Equipes de outras regiões brasileiras, que estavam em Canoas, tiveram que retornar às suas cidades. Por isso, é importante termos o apoio de mais essas duas cidades para acelerar o processo", afirmou.

Além das cidades da RMC, a vistoria dos imóveis também ganhou um reforço com os engenheiros voluntários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O pedido foi feito por Sidnei Furtado. Nesta semana, mais de 200 imóveis foram vistoriados. Mais de 80 precisaram ser interditados. Os moradores são orientados sobre como proceder para colocar o imóvel em segurança e estabilidade. 

 

A missão de Campinas conta com cinco servidores divididos em duas equipes. São quatro agentes da Defesa Civil mais o técnico em mobilidade urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli. 

 

As equipes estão atuando nos bairros Rio Branco, Mathias Velho, Fátima e Niterói. O ponto focal da equipe de Campinas é o servidor de Canoas, Luís Alexandre da Rocha Gulart, que foi designado pelo secretário adjunto da Defesa Civil da cidade, Hassan Adami Cafruni, para acompanhar os trabalhos.

 

O agente da Defesa Civil de Campinas, Daniel Oliveira, que está em Canoas, relatou os resultados da ação desta quarta. "Hoje, realizamos uma ação conjunta no bairro Mathias Velho, com equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, na rua Curitiba. Foi a área mais afetada, próximo ao local onde o dique se rompeu", contou. Foram mais de 30 vistorias feitas ao longo do dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias