É domingo, dia 23 de junho, a grande final da Taça das Favelas edição 2024. A entrada do público vai ser gratuita. Os semifinalistas foram definidos no último domingo, 9 de junho, com disputas na Praça Argemiro Roque, no bairro São Bernardo. No feminino, Favela do Cafezinho e São Marcos levaram a melhor e vão disputar a final. Já no masculino, São Cristovão e Vila Bela se consolidaram como finalistas e se enfrentam no dia 23. Os jogos da final serão no estádio Brinco de Ouro da Princesa. A decisão na categoria feminina começa a partir das 8h e, em seguida, haverá o torneio masculino.
A Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), com o apoio da Prefeitura Municipal e da EPTV, que transmitirá, ao vivo, os jogos das finais.
Feminino
Com o objetivo de dar oportunidade a todas as mulheres que gostam de praticar o futebol, o torneio feminino teve inscrições permitidas a partir dos 14 anos. Esta foi a única condição imposta para participar, o que se constatou, na prática, como mais um acerto da organização. O sistema de disputa eliminatório valorizou as várias gerações que foram a campo se divertir e competir.
As semifinais do feminino consolidaram o equilíbrio verificado durante boa parte da competição sendo que na partida entre Cafezinho e Paranapanema, a definição do finalista ocorreu na cobrança de penalidades máximas. Com gols de Lulu (Cafezinho) e Sofia (Paranapanema), no tempo normal, foi preciso recorrer ao regulamento. Melhor para a Favela do Cafezinho, que fez 3 a 2 e eliminou a campeã de 2023.
Na outra partida, cada equipe foi melhor em um tempo, mas, apesar da igualdade de forças, a equipe do São Marcos derrotou por 1 a 0, o Parque Universitário, gol marcado no primeiro tempo por Anna Queiroz. Campeão em 2022, o time do São Marcos busca o bicampeonato. A final entre Cafezinho x São Marcos é projetada como uma das mais disputadas se comparada às versões anteriores.
Masculino
As previsões de que o torneio masculino seria um dos mais competitivos em relação aos anos anteriores confirmaram-se, e os finalistas só foram definidos depois de cobranças de penalidades máximas. Na partida envolvendo São Cristovão e Boa Vista, igualdade no tempo normal com gols de Lucas e Daniel, respectivamente. Após o empate em 1 a 1, vitória do São Cristovão nos pênaltis por 3 a 2.
Na partida entre Vila Bela e Rosália, novamente igualdade, porém, sem gols no tempo normal. A vocação de time ofensivo consolidou a presença do Vila Bela na decisão, ao eliminar o time do Rosália, nos penais, por 4 a 2. Na decisão entre São Cristovão e Vila Bela, dia 23 de junho, no Brinco de Ouro, o torneio masculino terá um campeão inédito na Taça das Favelas, enolvendo jogadores na faixa etária entre 14 e 17 anos.
Todas as regiões contempladas
Neste ano, foram 3.117 inscrições atendendo às comunidades de todas as regiões do município de Campinas. A grande procura obrigou os organizadores a concentrarem atletas em 16 equipes femininas e 33 equipes masculinas, cumprindo integralmente o cronograma elaborado e apresentado no lançamento do evento, no dia 19 de fevereiro, na Sala Azul do Paço Municipal.
Os campeões
Durante o período da pandemia provocada pela Covid 19, não houve disputa da Taça das Favelas, cumprindo as recomendações da Anvisa e do Ministério da Saúde. Assim, a competição ficou suspensa e, por isso, na relação dos campeões há um hiato de dois anos:
2019
São José (feminino)
Vila Brandina (masculino)
2022
São Marcos (feminino)
São Bernardo (masculino)
2023
Paranapanema (feminino)
São Bernardo (masculino)
Mín. 16° Máx. 30°