No mês da Mata Atlântica, o Movimento Dandô Piracicaba e o Cacuí (Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora) promovem uma noite dedicada à celebração do bioma com uma programação artística e cultural. Aberto ao público, o evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 18h00 às 22h30min, na sede do Imaflora, situado à Estrada Chico Mendes, 185.
O encontro contará com a presença especial de Werá Alcides Campos, uma proeminente jovem liderança do Povo Guarani da Aldeia Tenondé Porã, que falará das perspectivas e desafios da juventude indígena que circunda as grandes metrópoles brasileiras, situadas no bioma da Mata Atlântica.
Em um segundo momento, o Movimento Dandô traz a artista visitante e cantautora, Anabel Andrés, que atuou junto ao povo guarani por mais de 4 anos, inscrevendo essa cultura na sua produção artística. Ela compartilhará com o público sua obra autoral, composta a partir desse intercâmbio e luta em favor dos povos originários.
Conforme a tradição do Movimento Dandô, a noite terá como guiada uma artista local. Nessa ocasião, a anfitriã será a cantora e música-educadora piracicabana Nina Neder. Conhecida por mesclar sonoridades brasileiras, seus projetos artístico-pedagógicos instigam a dissolução de fronteiras políticas e dão à música uma dimensão de exercício de liberdade e autopercepção.
O público também poderá conhecer as obras de artesãos, incluindo cerâmica, arte de madeira e artesanato Guarani, promovendo um intercâmbio de técnicas e culturas. A entrada é gratuita, a partir de reserva prévia pelo Sympla (bit.ly/cacui_dando). Um sistema de contribuição consciente estará disponível no local.
A parceria entre Cacuí e o Movimento Dandô Piracicaba terá continuidade ao longo do ano com uma série de eventos culturais, previstos para celebrar marcos especiais, como o Dia Internacional da Agricultura Familiar, em 25 de julho; o aniversário de 1 ano do Cacuí, em 19 de setembro; e um encerramento, em 28 de novembro.
Ingresso: gratuito, retirada de ingresso no bit.ly/cacui_dando