A Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba abre a temporada 2024 repleta de clássicos. O programa conta com o famoso Canon e Giga de Pachelbel, o concerto para trompa de Christoph Förster, a Sinfonia no 27 de Haydn, o pai do gênero sinfônico, e, em comemoração aos 95 anos do maestro Ernst Mahle, teremos a sua Suite Viajando pelo Brasil no 1. A regência será do maestro titular Fhelipe Serafim.
O evento acontecerá hoje sexta-feira (26/04), às 20h00, no Auditório da FUMEP - Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba e tem entrada gratuita, não sendo necessário retirar ingressos antecipadamente.
O concerto terá a participação de 21 músicos, sendo seis primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos e contará como convidado o trompista Adriano Bueno. Será um programa de aproximadamente 75 minutos.
A Orquestra de Câmara é fruto do desenvolvimento e aprimoramento técnico e musical de músicos da Orquestra Educacional, que desde 2015 desenvolve suas atividades.
Segundo os fundadores da OEP, as perguntas que ficavam eram: o que fazer com os músicos que tenham maior desenvoltura técnica e musical? Onde alocá-los para que continuem sendo desafiados em suas habilidades?
Surgiu então a proposta de convidar 20 músicos de cordas da OEP para integrar a Orquestra de Câmara, em que teriam a possibilidade de vivenciar obras escritas para essa formação, experiências de variados compositores e sonoridades.