Em uma celebração da solidariedade, a 39ª edição da Festa das Nações foi lançada oficialmente na terça-feira, 16/04, em evento realizado no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. A festa será realizada entre os dias 15 e 19 de maio, no Engenho, e é um dos maiores eventos filantrópicos do interior paulista. Toda a renda da festa será revertida em prol de 19 instituições sociais de Piracicaba, que representam 17 nações.
Realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.
Para oficializar o lançamento da festa, subiram ao palco o prefeito Luciano Almeida; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida; a secretária de Governo, Tássia Espego; o vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal; o CEO da Tools Digital Services, Alexandre Soares, que representou os patrocinadores; e Fábio do Amaral Sanches, presidente da Fenapi.
O prefeito enalteceu o evento e seu objetivo central, que é o de fomentar a ação social na cidade.
“Enquanto Prefeitura, temos nossas secretarias e estruturas, de alguma forma, envolvidas com as entidades, que nos ajudam todos os dias na cidade. E sabemos o quão difícil é manterem seus trabalhos. Então, como poder público, vejo que ajudar na realização da Festa das Nações é uma forma de retribuir tudo o que as entidades fazem. A festa é uma homenagem a essas instituições. E acredito que neste ano vamos fazer um evento ainda melhor. A festa que faz com que Piracicaba seja diferenciada, porque todo mundo se une, governo municipal, iniciativa privada e sociedade, em prol de um bem comum”, declarou.
A presidente do Fussp, Andréa Almeida, fez uma dedicatória de agradecimento aos envolvidos na realização da festa.
“É com muita alegria e gratidão que faço parte desse evento. Alegria por representar, por mais um ano, o Fundo Social, e gratidão por todos que vêm à festa, aos servidores da Prefeitura, que trabalham incansavelmente para que a festa aconteça, mas, minha gratidão maior é aos voluntários. Eles são a principal força desse evento”, disse.
“Tenho um prazer imenso de estar aqui, na festa da solidariedade. A Festa das Nações cria uma atmosfera diferente na cidade, porque é perceptível ver o empenho e a dedicação que Piracicaba inteira coloca neste evento. O sentimento que reverbera das pessoas durante a festa é algo único”, acrescentou Tássia Espego, secretária de Governo.
O presidente da Fenapi, Fabio Sanches, evidenciou a união de todos os setores, público e privado, e sociedade em benesse da festa. “Pela terceira vez tenho a honra de estar no lançamento da Festa das Nações. E em cada uma das vezes, sempre trouxe comigo uma enorme alegria e uma responsabilidade muito grande, inerentes a quem se envolve em um evento dessa magnitude.
E junto desses sentimentos trago também um agradecimento a todas as 19 entidades que fazem parte da festa, aos diretores da Fenapi, a todas as secretarias municipais, aos patrocinadores e às centenas de pessoas que participam do evento todos os anos, incluindo pessoas de outras cidades que vêm a Piracicaba só para prestigiar a Festa das Nações. Esse evento é enorme, mas não é maior do que o impacto que ele causa. Estamos ansiosos para compartilhar com todos momentos e experiências fantásticas”, destacou.
Sanches ainda acrescentou que, neste ano, a Festa das Nações terá um foco maior nas apresentações culturais típicas da cada nação representada. “Nossa intenção é que as pessoas se sintam viajando naquele país, naquele momento”, acrescentou.
O vereador Gustavo Pompeo comentou sobre as emoções que a Festa das Nações traz.
“Essa festa é uma das coisas que mais me emocionam, trazendo um pedacinho de cada nação, mas levando uma questão muito maior que é ajudar as entidades. Eu, como piracicabano, quero agradecer a todos os que se dedicam à Festa das Nações”.
“Ano passado estava no restaurante português e fiquei impressionado com a qualidade de tudo que estava sendo apresentado. Então pensei que no próximo ano queria estar a festa. E estou aqui. Por isso, em nome de todos os patrocinadores, digo que é uma grande honra e um prazer fazer parte da Festa das Nações, que é tão representativa e tão importante em termos sociais”, disse Alexandre Soares, da Tools, em seu discurso.
As rainhas da 39ª Festa das Nações representam 17 nações; a novidade deste ano é o retorno do Japão. Elas foram apresentadas, também, na cerimônia de ontem, acompanhadas dos atiradores do Tiro de Guerra, e coroadas pelo prefeito Luciano Almeida e por Andréa Almeida.
Serviço: 39ª Festa das Nações de Piracicaba. De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Contatos com a Fenapi podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Site: www.festadasnações.org.br Facebook: festadasnacoesdepiracicaba Instagram: festadasnacoesdepiracicaba.