Nesta semana, a Câmara Municipal de Charqueada, aprovou em primeira votação, o Projeto de Lei do Legislativo Nº 09/24 que “Institui a Medalha de Mérito Cultural “Dona Bene” e dá outras providências”.
O vereador Fernando Ciaramello (PSD) é o autor.
A proposta legislativa prevê que a Medalha será concedida, anualmente, a pessoas físicas ou jurídicas, que tenham se destacado por sua atuação nas áreas artística, cultural ou educacional do Município de Charqueada.
A medalha será acompanhada de diploma correspondente à honra atribuída.
A proposta também prevê que a entrega das Medalhas será feita anualmente, no dia 29 de fevereiro, quando ocorrer, ou no dia 28 de fevereiro, em referência à data natalícia da homenageada.
O autor Fernando Ciaramello ressaltou a importância da criação da honraria que dá homenagem a querida “Dona Bene” e que visa também reconhecer a atuação de pessoas que se destacam nas áreas artística, cultural ou educacional da cidade.
“A instituição de homenagens cívicas e a concessão de prêmios constituem importantes instrumentos de afirmação da identidade do cidadão ao seu município, ao tempo em que reconhecem o valor de determinadas pessoas na construção da história da Cidade. Além disso, servem de exemplo às atuais e futuras gerações de munícipes. Dado a oportunidade de tamanho expoente na expressão cultural Charqueadense, de reconhecido mérito pelo seu trabalho por décadas dedicado à música e regência da banda, formando centenas de crianças, jovens e adultos, com incidência na educação e formação musical e cidadã, oportuna-se hoje a nobre e merecida homenagem à Senhora Benedicta Morato Gomes, por sua atuação como musicista e educadora, contribuindo para o fortalecimento de nossa identidade cultural charqueadense.”, disse.
“Portanto, a instituição da Medalha de Mérito Cultural “Dona Bene” e seu vínculo com a pessoa da Senhora Bene, antes de tudo, cunha-se pela exemplaridade desta cidadã Charqueadense, que, com visão de educadora, trouxe neste significativo período de atuação a projeção dos alunos dentro de um território ainda maior que sua geografia. Como regente e educadora, por mais de 40 anos de atuação e posterior interlocutora da cultura com as ações da cidade neste âmbito, marcada por muitas apresentações culturais, inclusive fora do estado como Minas Gerais e Distrito Federal, auferiu a expressão da música brasileira para seus alunos e músicos, com ganho para as expressões da identidade cultural local, como representações para as raízes culturais fundantes deste município, construindo forte relação de seus alunos com a raiz cultural de seus antepassados. Deve ser creditado à Dona Bene que a música e a educação perpetraram os contextos de revitalização histórica do patrimônio cultural da cidade, uma vez que suas apresentações chamam para o lugar indenitário do Município e o projeta para o diálogo com a identidade cultural brasileira”, completa Ciaramello.