Tanto no lar como no trabalho, a famigerada mania de amontoar tudo vem roubando a beleza, o espaço e, às vezes, até a saúde das pessoas. Muita gente deseja casa e escritório maiores para aumentar o poder de acumular quinquilharias e coisas sem uso provável.
Para que o local profissional fique mais agradável e produtivo, há alguns programas para sanear ambientes, que podem perfeitamente serem também aplicados na nossa vida pessoal. Esses programas, por tratarem de higiene e organização no trabalho, deixam claro que até mesmo os mais atentos acabam acumulando coisas desnecessárias e em locais inadequados.
Esteja você em casa ou no serviço, observe com atenção tudo o que está ao seu lado, que provavelmente encontrará algo ocupando desnecessariamente espaço e que deveria estar em outro local ou ser descartado. A desobstrução dos ambientes melhora a utilização do espaço e reduz o risco de acidentes. Em contrapartida, a mania de amontoar tudo compromete a qualidade do trabalho e do atendimento, já que bloqueia a rapidez e a eficiência.
Se você é daqueles que pouco se importa com a beleza do ambiente e não vê mal nenhum em manter alguns objetos amontoados de qualquer jeito no fundo de uma sala ou corredor, os insetos lhe agradecem, pois eles adoram se esconder em locais bagunçados.
Costumo citar dois exemplos que provam isso. Numa luxuosa e lotada recepção de um hotel, um ratinho resolveu se apresentar aos hóspedes e, após uma gritaria e a perseguição por parte de um colaborador, escondeu-se embaixo de uns objetos amontoados no fim do corredor.
Quando cortava os cabelos em um bem-conceituado salão, uma amiga descreve que entrou em pânico, ao ver uma enorme barata passeando sobre uns materiais e secadores de cabelos aparentemente quebrados que estavam em um canto do estabelecimento. Você acha que depois desse fato ela voltou lá?
Os pneumologistas alertam que o desenvolvimento de alergias depende da predisposição genética e da exposição ambiental à qual a pessoa é submetida, e que, além das picadas de insetos e de certos tipos de alimentos e remédios, as substâncias que desencadeiam as crises podem estar nas poeiras domésticas, em especial, em ambientes pouco ventilados ou com coisas amontoadas.
Não que eu seja tão minimalista, mas, se liberar espaço melhora o ambiente de trabalho, facilita a execução do serviço e ainda traz bem-estar às pessoas, por que muita gente insiste em manter bugigangas amontoadas? Para uns, falta consciência da nocividade de se acumular coisas desnecessárias; para outros, há conhecimento, mas falta autodisciplina ou coragem para uma faxina.
Normalmente, quem tem a mania de amontoar tudo em um canto nem percebe que está atentando contra a estética, o bem-estar e até a saúde do ambiente. Quando se dá conta, a bagunça já é grande e desanimadora, aí falta disposição para uma organização geral.
Em casa, pelo menos, uma vez por ano, é recomendável que se faça uma triagem criteriosa com o desprendimento necessário para destinar os objetos quebrados ou que não funcionam para o lixo; as revistas, jornais e papéis supérfluos para o lixo reciclável; os livros obsoletos para alguma biblioteca ou sebo e as roupas e calçados “encostados” devem ser doados.
No ambiente profissional, a ideia é a mesma; nada de papéis e coisas aos montes pelos cantos. Para tornar o local de trabalho mais agradável e acolhedor é preciso liberar espaço, já que coisas amontoadas atraem insetos e ácaros, mas, em contrapartida, espantam os clientes.
Leitor, o progresso exige espaço; portanto, e preciso livrar-se de tudo que não tem utilidade, antes que os clientes ou seus chefes se livrem de você. Enfim, libere espaço em sua casa, no seu ambiente trabalho, no seu computador e, principalmente, na sua mente.
Boa semana!
Antônio de Carvalho - Consultor e palestrante sobre motivação, atendimento ao cliente e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Mín. 16° Máx. 30°