O Deputado Estadual Danilo Balas (PL) posicionou-se contra a Moção n. 200/2023 proposta pela Deputada Estadual Ediane Maria (PSOL), que repudia veemente a Operação Escudo, no Litoral paulista. Balas, com uma vasta experiência de 30 anos nas Forças de Segurança Pública, sendo 12 deles como Policial Militar e 18 como Policial Federal, atestou a importância das operações promovidas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, especialmente a Operação Escudo, deflagrada em julho de 2023.
O parecer do relator Danilo Balas foi contrário à moção, que, por fim, foi rejeitada por cinco votos contra, com dois a favor da proposta e uma abstenção, na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
"Grande parte dos deputados que integram a Comissão votou a favor do parecer, ou seja, contrário à proposta, e isso causou a rejeição da moção. Apesar do debate intenso, a resposta da Comissão demonstra claramente que a Moção n. 200/2023 é absurda", reforçou.
Danilo Balas fez questão de pedir o uso da palavra para justificar o seu parecer, oportunidade na qual exibiu duas fotos de dois policiais mortos no Litoral paulista. E, indignado, perguntou: "Cadê a moção de repúdio contra os marginais que assassinaram esses policiais, pais de família, que saíram de suas casas para servir à sociedade?" Para finalizar, o Deputado parabenizou a atuação de todos os policiais e os trabalhos realizados pelo Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, pelo Comandante-Geral, Coronel Cássio Araújo de Freitas, pelo Delegado-Geral, Artur Dian, e também e pelo Governador do Estado, Tarcísio de Freitas.
Ao contrário das alegações apresentadas na moção, Balas destacou que a Operação Escudo não teve como objetivo vingar a morte de um policial, mas sim combater a criminalidade e garantir a ordem pública, especialmente na Baixada Santista, região historicamente afetada por altos índices de violência. O parlamentar reforçou que a Secretaria Estadual de Segurança Pública age com transparência, fornecendo esclarecimentos e balanços das operações realizadas.
"É fundamental ressaltar que a Operação foi conduzida com base em princípios legais e no respeito aos direitos humanos, não visando à execução arbitrária de pessoas inocentes, como erroneamente insinuado na moção," disse o parlamentar.
"Vale ressaltar que a população apoia a atuação dos policiais, que estão desarticulando o crime organizado na Baixada Santista e protegendo o cidadão. Devemos ter orgulho dos nossos guerreiros que fazem parte das Forças de Segurança. Vou continuar apoiando a atuação em prol da sociedade e dos nossos policiais", afirmou o Deputado Danilo Balas.
Mín. 15° Máx. 38°