Que Piracicaba é vanguarda em diversos índices positivos como qualidade de vida, educação, gestão fiscal, segurança e muitos outros, não é novidade. Mas o que quero destacar hoje é a construção de uma vanguarda que vem sendo feita pelo prefeito Luciano Almeida: a de ações voltadas para o público feminino e a igualdade de gênero entre as funções políticas nas secretarias municipais, com destaque para os cargos de liderança dentro da gestão.
No final do ano passado recebi o desafiador convite do prefeito Luciano Almeida para assumir a Secretaria de Governo. Senti-me lisonjeada e também muito ciente de tamanha responsabilidade, pois o Governo tem a função de ser o fio condutor entre poder público e população. Inclusive na secretaria estão os projetos que dialogam e influenciam diretamente a vida da população, como o Orçamento Participativo, o Prefeitura Sem Papel e a Zeladoria Comunitária.
Ao aceitar o convite tive a oportunidade de integrar um time forte, no qual mais 9 mulheres já fazem parte e encabeçam ações e projetos de decisão, alta liderança e confiança à frente do Fundo Social de Solidariedade, Chefia de Gabinete, Corregedoria Geral e secretarias de Habitação e Gestão Territorial, Assistência e Desenvolvimento Social, Trânsito e Transportes, Esportes, Agricultura e Abastecimento e Finanças.
Um relatório produzido por meio de uma parceria da Oxfam Brasil e Instituto Alziras, mostrou que pode levar até 144 anos para que a política brasileira alcance a equidade de gênero. Diante de um dado como esse é inegável que para eliminar as desigualdades de gênero na política ainda temos um longo caminho a percorrer, mas aqui em Piracicaba a lição de casa já está sendo feita, e o prefeito Luciano Almeida tem possibilitado a criação de espaços e poder, importantíssimos para que as mulheres ocupem cargos de alta liderança, além de viabilizar a autonomia feminina para a tomada de importantes decisões para a cidade.
Uma gestão que proporciona espaços de decisão e destaque para as mulheres, também trabalha no sentido de fortalecer políticas públicas voltadas ao público feminino.
Já integramos o Steam Girls, iniciativa da plataforma Força Meninas, em parceria com a ArcelorMittal, que buscou incentivar o ingresso de meninas em carreiras com baixa representatividade feminina; realizamos oficinas dentro do Programa Meu Futuro Emprego, reunindo mulheres em situação de violência; e promovemos a ação 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha nacional.
Na área da saúde, promovemos o Mamaço, encontro de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno em alusão ao Agosto Dourado, que reuniu 250 pessoas no Ginásio Municipal.
Outra ação que quero destacar realizada nesta gestão é a Feira da Empregabilidade, com programação direcionada para pessoas com deficiência, mulheres, negros e público em geral, que ofertaram 3.515 vagas de emprego para cerca de 7.000 pessoas.
Por fim, destaco a campanha para denúncias de violência contra a mulher, desenvolvida em conjunto com o Centro de Comunicação Social da Prefeitura, e a implantação estratégica da Sala Patrulha Maria da Penha, que permite que a mulher tenha um espaço para orientações ou solicitação de acompanhamento. Também lançamos o aplicativo S.O.S Mulher Piracicaba, botão de emergência que a mulher, que tem medida protetiva, pode pressionar em caso de risco real, que permite uma ação mais ágil do que ligar para a Guarda Civil.
São inúmeras ações desta gestão. Ações para enaltecer, empoderar, proteger, elevar e possibilitar o protagonismo feminino na cidade.
Mín. 15° Máx. 38°