Nesta terça-feira, dia 06, foi publicada uma pesquisa Atlas Intel, que aponta que 52% dos brasileiros aprovam o desempenho do presidente Lula (PT), enquanto 43% o desaprovam e 6% não souberam responder. Na rodada anterior, de novembro de 2023, os índices eram, os índices eram, respectivamente, de 50%, 47% e 3%. Ou, seja, houve uma leve melhora nos índices de desempenho do governo Lula.
A pesquisa contou com 7.405 respondentes entre 28 de e 31 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com um nível de confiança de 95%. O instituto também questionou os entrevistados sobre a avaliação do governo. Neste caso, 42% o classificam como bom ou ótimo, 39% como ruim ou péssimo e 16% como regular. Outros 3% não souberam responder. O índice de bom ou ótimo era de 43% em novembro, o de ruim ou péssimo chegava a 45% e o de regular registrava 11%.
O levantamento da Atlas Intel, que é um dos institutos hoje mais respeitados do mercado (inclusive pelo acerto em pesquisas eleitorais internacionais) destaca que seguiu uma metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR, segundo a qual os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).
O instituto ressalta ainda que a fim de garantir a representatividade nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. É um instituto que faz um trabalho diferenciado no Brasil. Para se ter uma ideia, nas eleições de 2022, em nível estadual, no 1º turno, as pesquisas Atlas chegaram mais próximo do resultado em 9 de 11 estados onde AtlasIntel divulgou pesquisas de véspera.
O instituto foi a única empresa de pesquisa que conseguiu antecipar evoluções surpreendentes no ciclo eleitoral de 2022: a estabilização da intenção de voto no Jair Bolsonaro acima do nível de 40% de votos válidos; a virada do Elmano de Freitas (PT) no Ceará e do Jerônimo (PT) na Bahia; a vitória do Astronauta Marcos Pontes (PL) para o Senado de São Paulo a vitória do Sérgio Moro (UB) para o Senado do Paraná e a fortaleza do Alessandro Molon (PSB) na corrida para o Senado no Rio de Janeiro Além disso, as pesquisas Atlas tiveram o melhor desempenho entre os institutos de pesquisa nas Eleições Municipais de 2020 no Brasil.
Tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições municipais de 2020, em todas as capitais brasileiras onde a Atlas conduziu pesquisas de intenção de voto (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Porto Alegre) o resultado final da votação resultou mais próximo às nossas estimativas do que as de qualquer outro instituto de pesquisa do país. Portanto, são dados que de certa forma parecem ser confiáveis e merecem credibilidade. Seguiremos acompanhando!
Mín. 15° Máx. 38°