Mais de seis mil árvores serão plantadas às margens do Rio Jundiaí, num trecho próximo ao limite de município com Várzea Paulista. Um trabalho realizado pela prefeitura de Jundiaí, que teve início há duas semanas.
"Para garantir uma boa qualidade de vida à nossa população, o desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a preservação do meio ambiente, e este é um compromisso da nossa gestão", afirma Luiz Fernando Machado, prefeito da cidade.
Importante para a mitigação da crise ambiental e dos eventos climáticos extremos, que já são percebidos em todo o planeta, Walter Matheus, gestor da Unidade de Gestão e Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da prefeitura de Jundiaí, conta que o trabalho de revitalização da região é de longo prazo e contará com várias fases.
"Começamos com esse trecho e pretendemos ampliar em todas as áreas públicas e privadas às margens do rio."
De acordo com o gestor, a região foi degrada por ações antrópicas, ou seja, por ações realizadas pelo próprio homem.
"E para ajudar a recuperá-la, estão sendo plantadas espécies nativas como, por exemplo, Goiaba, Amora, Ipê, Paineira, Quaresmeira e Umbaúba", completa Walter Matheus.
POPULAÇÃO AFETADA - Divulgado no fim de 2023, estudo encomendado pelo Instituto Pólis revelou que, no Brasil, sete em cada 10 pessoas já sofreram com eventos climáticos extremos.
A pesquisa foi realizada em todas as regiões do país e aponta que 20% da população já foi impactada por chuvas muito fortes e também pela seca e escassez de água.
Alagamentos, inundações e enchentes já afetaram 18% dos brasileiros, enquanto outros 10% já foram atingidos por temperaturas extremas.
Mín. 15° Máx. 38°