Quarta, 09 de Outubro de 2024
15°C 38°C
São Pedro, SP
Publicidade

Câmara Municipal de Águas de Lindóia comemora 75 anos de existência

Câmara Municipal de Águas de Lindóia comemora 75 anos de existência

26/12/2023 às 10h35 Atualizada em 15/01/2024 às 11h31
Por: Diagramador
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindoia, realizou no dia 20 de dezembro de 2023, às 20 horas, nas dependências do Balneário Municipal Edson Brasil Tozzi Rizzo, a cerimônia em comemoração aos 75 anos da Casa de Leis, oportunidade em que homenageou todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que fizeram parte do período histórico.

 

Entre os 250 convidados que estiveram presentes na solenidade, além de homenageados e seus familiares, registramos o vice-prefeito e presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Águas de Lindóia, João Batista Orru, que no ato, representou o prefeito Gilberto Abdou Helou; secretaria municipal de Saúde, Maria Teresa Macedo de Avila Ferraz; diretor do Balneário Municipal Edson Brasil Tozzi Rizzo e bisneto do fundador de Águas de Lindóia, Francisco Antônio Tozzi, Rogerio Brasil Rizzo; Vera Conceição Tozzi Rizzo, neta de Francisco Antônio Tozzi; Valeria Tozzi Bernardino Raso, bisneta de Fran cisco Antônio Tozzi; além do ex-administrador regional de Pirituba, na capital paulista, o sociólogo, professor e jornalista, Nelson Americo de Godoy, que na qualidade, de pesquisador do Executivo e Legislativo de Águas de Lindóia, colaborou na identificação e localização dos laureados, que foram recepcionados pelos vereadores Paulo Sergio Galote, presidente, Eduardo Rezende Zucato, André Luís Alves de Moraes, Andreia Benati Dahdal, Marcos Rogerio Nucci, Renan Felippin Sambo, Vagner Aparecido de Souza Godoy e Valmir Franco, que compuseram a mesa dos trabalhos. O vereador Ezequias Felippe Rodrigues, justificou sua ausência.

 

Registramos as presenças dos seguintes prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que foram homenageados: Alceu Gimenes, Amaria Geciani de Godoy, Antonio Aparecido de Souza, Antonio Carlos de Godoi, Antonio Vesco Alves de Moraes, Apparecido Benedito Vieira de Godoi, Caio Tacla, Carlos Henrique da Costa, Claudio José Tescaroli, Eduardo Nicolau Ambar, Francisco Renzo Pereira Goulart, Geraldo dos Santos, Geraldo Mantovani Filho, Irene Aparecida dos Santos Parolim, Ismael Rielli, Janete Delmina Renzo Rielli, João Antonio Siqueira Gatolini, João Pires da Silva, Joarez Barreto, Joel Raimundo de Souza, José Raymundo de Souza, José Rosa Lima, José Rubens Genghini, Lau delino Fregni, Ligia Carvalho Fiori, Martinho Antonio Mariano, Monica Moreira Porto Marques, Pedro Camilo Rielli, Regina Aparecida Pelatieri Goulart, Renato Candido Ferreira, Rodemir Claudio Rodrigues, Rogerio Brasil Rizzo, Valdir dos Santos,

Enquanto, Luciano Carvalho Fiori e Antônio Nogueira, justificaram suas ausências.

 

Brilhantemente, o cerimonial esteve a cargo de Carlos Roberto Pereira, popularmente conhecido como Texaco, e que durante 45 anos ocupou eficientemente o cargo de secretário e diretor do Legislativo de Águas de Lindóia. Suas primeiras palavras como mestre-de-cerimônias, foram: “E para marcar essa data, foi confeccionado um selo comemorativo de 75 anos da Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindóia, 1949-2023, que demonstra a solidez da Casa de leis e seu crescimento reforçando sua credibilidade e visibilidade perante a sociedade e tem a finalidade de renovar o olhar sobre a identidade da Casa de Leis. Isso não apenas fortalece o sendo de pertencimento, mas, também contribui para o desenvolvimento de uma consciência histórica coletiva, promovendo a valorização do patrimônio cultural sendo a imagem da índia Lindói a escolhida para tal representação”.

A seguir, todos os presentes, foram convidados a ficar de pé, para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, o Hino de Águas de Lindóia foi apresentado pelo Coral Infanto-Juvenil da Paróquia Nossa Senhora das Graças e da Escola Estadual Vicente Rizzo, sob a regência da professora Rosangela Firmino.

Abrindo oficialmente o evento comemorativo, o presidente da Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindóia, Paulo Sergio Galote, fez a sua saudação: “Senhoras e senhores, autoridades, boa noite. É um prazer receber a todos, destacando que hoje, entre todas as sessões que tenho presidido, esta é a mais importante.

 

A sua realização nasceu de uma conversa informal logo após minha eleição e ao longo desse ano foi tomando forma para comemorar os 75 anos da Casa de Leis. Não poderia fazer isso sozinho e não posso deixar de citar a atuação de vereadores que não mediram esforços para que o evento fosse realizado, colaborando com ideias, ações, limites e na divisão de tarefas: a vereadora Andreia Benati Dahdal e os vereadores Renan Felippin Sambo e Valmir Franco, componentes da mesa diretora. O meu muito obrigado.

Autoridades e publico presentes, é com espírito fraterno e intima satisfação que vejo reunidos aqui tantas personalidades notáveis da nossa política, para participarem da sessão de homenagem aos presentes. Infelizmente não conseguimos o contato de algumas pessoas e o tempo afastou do convívio político.

Sobre esse momento, recorro-me ao pensamento do falecido ilustre político brasileiro, o deputado Ulysses Guimarães, que disse em um de seus discursos: “O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas e de servir a Nação em sua grandeza e projeção na eternidade”.

 

A memória é uma reconstrução do passado. Aqui estamos no ponto zero do município, início de tudo, onde o médico Francisco Antônio Tozzi recebeu a inspiração de um projeto dando vida a Águas de Lindóia e sendo o pioneiro de uma sequência de trabalhadores, servidores e homens públicos que realizaram as obras do seu sonho materializando a Estância Thermal.

Tudo que existe surge de algo anterior, nada se cria do novo e tudo se transforma de acordo com as necessidades de uma época.

A memória é o alicerce que dá sentido à vida pessoal e preserva o lugar onde vivemos mantendo a história de seu povo, e exatamente, isso que vamos fazer hoje, apresentar aos presentes, uma exposição audiovisual de resgate da memória sobre lugares e personagens públicos de nossa história, lembrando que você faz parte dela.

Senhoras e senhores, nesses dias voltados às alegres festas de família, venho declarar minhas palavras de confiança no futuro e desejas a todos boas festas e feliz ano novo, em nome de todos os vereadores da 18ª legislatura.

 

E com profundo respeito aos lindoienses, que se esforçam e engrandecê-la, meu muito obrigado”, finalizou o vereador Paulo Sergio Galote.

Prosseguindo, o vice-prefeito, João Batista Orru, em nome do prefeito Gilberto Abdou Helou, também fez a saudação aos presentes, apresentando um breve relatório das atividades da Prefeitura Municipal nos últimos sete anos.

 

A homenagem que hoje celebramos marca os 75 anos da Casa de Leis de Águas de Lindóia, um marco significativo na história do município a este tributo não apenas ressalta a trajetória da administração pública local, mas também reconhece o papel fundamental desempenhado por diversos personagens ao longo dessas sete décadas na construção de uma comunidade próspera.

A Cãmara Municipal, ao longo do tempo, tornou-se um espaço vital para debates de ideias, fiscalização de políticas públicas e fortalecimento do processo democrático local.

A primeira sessão, em 1º de janeiro de 1948, foi realizada em uma sala da Prefeitura Municipal com o prefeito sanitário José Bento da Silva, marcando o início dessa importante instituição. Naquele momento inaugural, figuras como Vicente Rizzo e Annibal Tortelli tomaram a palavra, delineando os trabalhos legislativos com base em uma combinação temporária de artigos da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, até a elaboração de um regimento interno próprio.

Águas de Lindóia e Lindóia compunham um território único, e sua emancipação político-administrativa ocorreu em 16 de novembro de 1938, com Vicente Rizzo desempenhando um papel fundamental como grande articulador. Essa emancipação foi oficializada através da assinatura do interventor federal em São Paulo, Adhemar Pereira de Barros. A praça principal, cartão postal do município, recebe o seu nome, destacando a importância desse marco na identidade e memória da comunidade local.

A criação do Distrito de Águas de Lindóia em 1953, eleva à categoria de município, enquanto Lindoia se tornava Vila, marcou uma nova fase na história da Câmara dos Vereadores, registrando-se o início da 2ª legislatura sendo a 1ª um misto de vereadores dos dois municípios. A mudança da sede por seis vezes durante os primeiros 17 anos, simboliza o dinamismo e a adaptabilidade essa instituição ao longo do tempo.

 

Personagens ilustres dedicaram uma parte significativa de suas vidas a gestão pública e a representação da vontade popular aconteceu através do voto a partir de 1959 nas eleições de 3 de outubro de 1958, com Vicente Rizzo, assumindo a presidência da Câmara Municipal. Esses líderes desempenharam papeis cruciais na condução das melhorias da cidade marcando um capítulo importante na história administrativa local.

 

Curiosidades enriquecem ainda mais essa narrativa. O Hino de Águas de Lindóia, sancionado em dezembro de 1966, pelo prefeito Adolfo Mantovani, através do projeto de lei de autoria do vereador Antonio Corsi, destaca-se como uma expressão artística e cultural do município.

Entre os vereadores mais jovens eleitos, destacam-se Annibal Tortelli (1ª legislatura, 1948-1952), Caio Tacla (14ª legislatura, 2005-2008) e Renan Felippin Sambo (18ª legislatura, 2021-2024), todos assumindo suas responsabilidades aos 23 anos.

Fioravante Armigliato, legislou por 23 anos na Casa de Leis, e nomeia a Sala das Sessões, enquanto Joel Raimundo de Souza, representando a população por 28 anos em 7 legislaturas, solidifica seu papel como um dos vereadores mais longevos.

 

Destacamos, que o vereador Sodario José de Moraes, natural de Lindóia-São Paulo, nascido em 23 de abril de 1934, ocupou o cargo nas legislaturas de (01.01.1956/31.12.1959) e (01.01.1960/31.12.1963), ainda vivo, e ocupante das legislaturas mais antigas, enquanto o vereador José Raymundo de Souza, natural de Socorro-São Paulo, nascido em 22 de janeiro de 1928, exerceu o cargo nas legislaturas (01.02.1969/30.01.1973) e (31.01.1973/31.01.1977), portanto, o mais idoso, com 95 anos, encontra-se entre nós.

Em 1989, Águas de Lindóia, registrou um momento histórico ao eleger sua primeira vereadora, Amelia Aparecida Lacerda Manente. Marco que representou um passo significativo na inclusão das mulheres na cena política local. No entanto, até a legislatura atual, a presença feminina no legislativo municipal ainda é inferior a 1%, somando 9 vereadoras ao longo de 75 anos, indicando a necessidade contínua de promover a participação ativa e representativa das mulheres na esfera política de Águas de Lindóia.

Ao longo dessas sete décadas, a Cãmara Municipal de Águas de Lindóia viu passar diversos vereadores que, com dedicação e comprometimento, desempenharam um papel crucial na construção do futuro de Águas de Lindóia. Suas ações moldaram políticas que impactaram positivamente as vidas dos cidadãos. Hoje, celebramos não apenas suas realizações, mas também renovamos nossa confiança na promoção do bem-estar de todos, trilhando juntos o caminho do progresso, guiados por valores que fortalecem nossa comunidade. Dentro de suas áreas de atuação, cada um deixou um legado valioso, contribuindo para a construção da história paralela ao Executivo.

 

Ao longo desses 75 anos, fomos espectadores da liderança de diversos prefeito, alguns indicados e outros eleitos, cada um exercendo um papel fundamental no Executivo Municipal. Trabalhando em estreita colaboração com vereadores e secretários municipais, desempenharam um papel vital na administração do município. É importante destacar que, em tempos passados, o mandato do prefeito e dos vereadores não coincidia, devido ao sistema de nomeação. Esse aspecto histórico sublinha as transformações ao longo do tempo no cenário político local, refletindo o progresso e a evolução dos sistema s de governo da comunidade.

 

Esta celebração é, portanto, um tributo à rica história da Casa de Leis de Águas de Lindóia, marcada por esforços conjuntos, realizações notáveis e um compromisso contínuo com o desenvolvimento e a prosperidade da comunidade.

Cada um dos presentes nesta homenagem, se sintam abraçados por Águas de Lindóia que caminha à frente sempre preocupada com seus moradores e turistas.

Dando sequência, foi apresentado o vídeo preparado especialmente para a cerimônia comemorativa, relatando o histórico desde a fundação do município até hoje, tendo a narração do locutor Julio Franco e imagens cedidas por João Eduardo Biscuola, do Portal Viva Águas, seguido da apresentação do Coral Infanto Juvenil, que interpretou a música Tardes de Lindóia, escrita pelo músico e compositor Zequinha de Abreu.

 

Finalizando a cerimônia, todas as autoridades e homenageados, fizeram o descerramento simbólico das placas, que será fixada no plenário da Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindóia, na rua Professora Carolina Froes, nº 351, com agradecimentos a todos os participantes de sua organização e realização, especialmente a Rodrigo Renzo Fraleoni, criador do selo comemorativo e responsável pelo designer das placas, as empresas EBS Eventos e Spacenet pelo apoio e ao sociólogo, professor e jornalista, Nelson Americo de Godoy, pela sua dedicação e contribuição nas pesquisas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Pedro, SP
19°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 38°

20° Sensação
6.79km/h Vento
100% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h44 Nascer do sol
06h13 Pôr do sol
Qui 32° 17°
Sex 38° 18°
Sáb 32° 19°
Dom 30° 17°
Seg 30° 18°
Atualizado às 21h08
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,60 -0,02%
Euro
R$ 6,12 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,75%
Bitcoin
R$ 360,319,82 +0,13%
Ibovespa
129,962,06 pts -1.18%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias