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Nota de agradecimento público

Nota de agradecimento público

Por: Jose Guilherme Cortenove
01/11/2023 às 19h00 Atualizada em 01/11/2023 às 22h00

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) vem a público manifestar e agradecer pelos esforços individuais e coletivos de suas regionais, do poder público em todas as suas instâncias, da sociedade civil, da imprensa e das sociedades médicas, especialmente daquelas dedicadas à saúde mamária, pelas dezenas de milhares de ações executadas durante o Outubro Rosa em todo o Brasil.

É com orgulho e satisfação que testemunhamos em 2023 um movimento nacional com o maior impacto já registrado até hoje em favor do rastreamento mamográfico para a detecção do câncer de mama, ainda assintomático, no seu início, como forma de ampliar as chances de cura com o tratamento adequado e menos agressivo.

No enfrentamento incansável do câncer de mama, pesquisadores nos mostram que o rastreamento em mulheres com idade entre 40 e 50 anos reduz a mortalidade pelo câncer de mama. É importante ressaltar que, atualmente, cerca de 40% das pacientes diagnosticadas com a doença no Brasil têm menos de 50 anos.

Esta é uma ampla cruzada pela vida. Daí a importância de se aprimorar os mecanismos de detecção precoce, em particular, pela viabilidade cada vez maior de rastreamento mamográfico anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos e por meio da divulgação de informações sobre saúde mamária com incentivo à adoção de cuidados de vida saudável, autoconhecimento e busca por assistência à saúde. Somente assim, com informação de qualidade, campanhas de conscientização, detecção precoce e avanços do tratamento sistêmico, seremos capazes finalmente de reverter a taxa de mortalidade no Brasil.

Durante a campanha Outubro Rosa, o trabalho de sensibilização, informação e impacto nas redes sociais da SBM alcançou, ao longo do mês, 50 milhões de pessoas.

O compromisso de todas as mídias com a informação de qualidade possibilitou a realização de uma ampla cobertura nos quatro cantos do Brasil. A SBM como fonte e referência sobre o câncer de mama se fez presente em cerca de 1.500 reportagens. Isso demonstra a relevância da campanha e a força dos órgãos de comunicação para mudar a realidade nacional.

Graças a tudo isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia reconhece publicamente o engajamento de todos para enfrentar o câncer de mama, melhorar e ampliar as chances de cura, priorizando a longevidade com qualidade de vida para as mulheres brasileiras. Muito obrigado! Juntos somos mais fortes!

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